Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Paris 2024: Vôlei e Futebol coroam Olimpíada das mulheres do Brasil

Pela primeira vez na história as mulheres conquistam mais medalhas do que os homens para o Brasil em uma edição de Olimpíada

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 ago 2024, 15h00
Pela primeira vez mulheres do Brasil ganham mais medalhas do que homens em uma Olimpíada
 (Miriam Jeske/Alexandre Loureiro/COB/Divulgação)
Continua após publicidade

Em duas conquistas quase simultâneas, as mulheres do Brasil ficaram com a prata no Futebol e o bronze no Vôlei no sábado olímpico (10/08). Com isso ficou confirmado que Paris 2024 é a Olimpíada feminina para o Time Brasil, já que das 20 medalhas brasileiras na capital francesa 60% vieram das mãos de mulheres (12 no total).

No futebol a derrota por 1×0 para os EUA não apagou o brilhantismo da volta a uma final olímpica 16 anos depois. A seleção brasileira que começou o torneio olímpico com derrotas conseguiu se superar na fase eliminatória e deixa a França com a terceira medalha de prata em Jogos Olímpicos. Esta foi a 10ª medalha no geral do futebol em Olimpíadas, com a modalidade se igualando a Ginástica Artística como sétimo esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil.

“Foi a primeira Olimpíadas de muitas aqui e a gente chegou onde chegou. Tenho muito orgulho do que a gente fez. Essa prata pra nós vale ouro, porque a gente fez uma grande competição, superando obstáculos e adversidades. A gente merece”, comentou Gabi Portilho ao término do jogo em entrevista para a TV Globo. “Que essa prata sirva de muito crescimento pro futebol (feminino) brasileiro. Tenho certeza que a gente vai conquistar grandes coisas ainda”, completou.

No vôlei, após a derrota para os Estados Unidos na semifinal, depois de uma campanha sem perder até então nenhum set na competição, a seleção feminina conseguiu retomar o protagonismo e venceu uma forte Turquia por 3×1. O resultado garantiu a 12ª medalha da modalidade para o Brasil e empatou os times masculino e feminino com 6 pódios cada.

Continua após a publicidade

“Eu queria muito trazer o ouro pra elas, mas esse bronze pra gente vai valer ouro porque esse grupo merece. Nunca vi um grupo tão dedicado, querer tanto. Senti uma gana diferente nesse grupo”, disse emocionada Thaísa depois da partida.

Esta edição olímpica se torna assim histórica para o esporte feminino. Pela primeira vez a delegação brasileira levou mais atletas mulheres que homens (153 dos 276) e, também, pela primeira vez conquistamos mais medalhas nos esportes femininos do que masculino (forma 12 medalhas de mulheres, 7 de homens e 1 em competição mista). Além disso, Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista brasileira em Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres, e as brasileiras bateram o recorde de medalhas em uma edição olímpica (em Tóquio 2020 tinham sido nove medalhas).

O Time Brasil deixa Paris 2024 com a segunda melhor edição olímpica em número de medalhas (20 no total), uma atrás do recorde conquistado em Tóquio-2020. Confira a lista de medalhas do Brasil em Paris 2024:

Continua após a publicidade

Ouro
Beatriz Souza (Judô / +78kg)
Rebeca Andrades (Ginástica Artística / Solo)
Ana Patrícia e Duda (Vôlei de Praia)

Prata
Rebeca Andrade (Ginástica Artística / Salto)
Rebeca Andrade (Ginástica Artística / Individual Geral)
Tatiana Weston-Weeb (Surfe)
Brasil (Futebol Feminino)
Caio Bonfim (Atletismo / Marcha Atlética)
William Lima (Judô / -66kg)
Isaquias Queiroz (Canoagem de Velocidade / C1 1000m)

Bronze
Larissa Pimentel (Judô / -52kg)
Rayssa Leal (Skate Street)
Brasil (Ginástica Artística Feminina / Disputa por Equipes)
Bia Ferreira (Boxe / 60kg)
Brasil (Vôlei Feminino)
Brasil (Judô / Equipes Mistas)
Gabriel Medina (Surfe)
Augusto Akio (Skate Park)
Edival Pontes (Taekwondo / -68kg)
Alison dos Santos (Atletismo / 400m com barreiras)

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.