Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Ouro de Duda/Ana Patrícia coloca Brasil como maior medalhista no feminino

Vinte e oito anos depois do primeiro ouro olímpico, brasileiras colocam Brasil como maior vencedor de medalhas olímpicas no vôlei de praia feminino

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 ago 2024, 19h14 - Publicado em 9 ago 2024, 19h10
Ouro de Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia em Paris 2024
 (Luiza Moraes/COB/Divulgação)
Continua após publicidade

Vinte e oito anos após o ouro na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, com uma final entre brasileiras em Atlanta 1996, uma dupla feminina do nosso país volta a subir no ponto mais alto do pódio em Paris 2024. Duda e Ana Patrícia venceram as canadenses Humana-Paredes e Wikerson por 2×1 e conquistaram o título olímpico no Vôlei de Praia feminino.

Leia também: Bronze de Alison dos Santos faz Brasil igualar número de medalhas de 2016

A partida começou complicada para as brasileiras, que chegaram a estar perdendo por 8-2 no primeiro set. Mas uma virada impressionante colocou o time brasileiro em vantagem na final, quando Duda fechou a primeira parcial com uma bola de primeira, característica da jogadora (26-24). Na sequência as canadenses dominaram o segundo set e com facilidade venceram por 21-12. Foi a vez das brasileiras se reencontrarem na partida, dominar o set desempate e conquistar o ouro fechando o jogo com 15-10.

“A gente viveu, sonhou, lutou e conseguimos. A gente nunca mais vai esquecer desse momento que aconteceu”, celebrou Duda após o término do jogo em entrevista para a TV Globo.

No final da partida, Ana Patrícia fez um forte desabafo sobre as críticas que recebeu após a eliminação em Tóquio 2020, quando o Brasil ficou sem medalhas no esporte tanto no masculino quanto no feminino. “Depois de 2020 eu recebi tanta mensagem de julgamento, de ódio, de pessoas que queriam que eu desistisse. Muita gente fala muita coisa. Mas, por favor, agora quando forem falar, falem também que a gente deu o sangue pra ser campeãs olímpicas aí pra vocês”, disse visivelmente emocionada.

Continua após a publicidade

O resultado confirma o Brasil como maior medalhista da modalidade em Jogos Olímpicos, com a 14ª conquistada (4 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze), mas ainda fez nosso país ultrapassar os Estados Unidos em números de pódios olímpicos no Vôlei de Praia feminino, agora com 8 no total (2 ouros, 4 pratas e 2 bronzes), uma a mais que as duplas estadunidenses.

Este foi o terceiro ouro conquistado pelo Time Brasil na capital francesa (Rebeca Andrade na Ginástica e Bia Souza no Judô também conquistaram o título olímpico). Agora nosso país já tem 19 medalhas garantidas: 3 de ouro, 6 de prata e 9 de bronze, além da conquistada pelo Futebol Feminino, que disputa a final amanhã (10/08). Com isso subimos três posições no Quadro de Medalhas Geral de Paris 2024, da 20ª para a 17ª posição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.