O que fazer na Costa Rica, país onde a natureza é o grande destaque
Trilhas em florestas, praias paradisíacas e turismo de aventura são os destaques do país
Muito antes da pauta ESG chegar ao turismo mundial, a Costa Rica já investia na preservação da natureza, seu principal patrimônio. Hoje são 32 parques nacionais e 180 áreas de proteção que garantem paisagens e um clima único ao país. E é exatamente essa beleza natural o principal atrativo para os turistas que visitam o país.
Com forte presença de americanos (ainda mais pela proximidade) e europeus, o país oferece a eles uma experiência única em florestas, praias virgens e cachoeiras que encantam em especial esses viajantes que não costumam ter paisagens iguais em seus países. O clima tropical e o estilo caribenho completam os atrativos. Para nós brasileiros o país é uma espécie de reencontro com a natureza exuberante, mas com voo direto, a partir de 12 de novembro, a Costa Rica está de olho no mercado brasileiro.
E como conquistar esse público que de forma doméstica encontra belezas naturais parecidas? Além dos vulcões, que não temos por aqui, a cultura de preservação do meio ambiente é o principal diferencial. Mesmo com o incremento do turismo, apenas cerca de 2% dos parques nacionais são liberados para visita. E mesmo os que podem ser visitados tem um controle de impacto ambiental forte, com direito a limite de visitas por dia.
Um convite a contemplar a natureza exuberante. Na Costa Pacífica destaque para o Parque Nacional Corcovado, com suas trilhas que apresentam fauna e flora abundantes, Parque Manoel Antonio onde além da beleza das trilhas é possível relaxar em praias paradisíacas, e o Parque Marinho Balena com seus passeios de barco para observar a vida marinha.
O turismo de aventura também merece destaque, com infraestrutura de dar inveja a muitos países. Um exemplo é o completo Sky Adventures, em La Fortuna, que oferece um verdadeiro parque de diversões radical em meio a natureza. A descida na gigante tirolesa é imperdível. As praias também ganham destaque com a diferença entre o mar caribenho e a região do Oceano Pacífico. Aliás, a Costa Rica é um destino muito procurado também pelos surfistas. Para relaxar depois de tantas aventuras, passeios pelos lagos ou curtir as águas termais de La Fortuna são uma boa pedida.
A capital San José tem prédios históricos e cultura rica, mas os turistas costuma privilegiar mesmo os passeios na natureza, como a visita ao vulcão Poás que fica bem perto da cidade. Embora recomende também incluir opções culturais em seu roteiro pela Costa Rica. Mesmo com bastante influência norte-americana, o país ainda mantém algumas de suas tradições como destaques. Do artesanato a cultura do café, com direito a um fazenda do Starbucks, em Alajuela.
O jornalista viajou a convite do Instituto Costa-Riquenho de Turismo