Novo álbum do Coldplay terá padrões de sustentabilidade
Moon Music será lançado em outubro e reafirma compromisso da banda inglesa com a diminuição do impacto ambiental
Uma marca da turnê atual do Coldplay é a adoção de práticas de sustentabilidade, que até agora produziu 59% menos emissões de CO2 do que sua turnê anterior em estádios. Na esteira da consciência da importância do tema, o grupo britânico resolveu inovar também no seu novo álbum, tornando o “Moon Music”, que será lançado em 04 der outubro, o mais sustentável possível.
Pela primeira vez na história um LP terá cada cópia feita de nove garrafas de plástico PET recicladas. Isso evitará a fabricação de mais de 25 toneladas métricas de plástico virgem e proporcionará uma redução de 85% nas emissões de CO2/kg no processo de fabricação em comparação com o vinil tradicional.
As edições em CD também terão a preocupação com sustentabilidade. Criadas a partir de 90% de policarbonato reciclado, proveniente de resíduos pós-consumo, as unidades garantirão pelo menos uma redução de 78% nas emissões de CO2/kg e evitarão a fabricação de mais de cinco toneladas métricas de plástico virgem.
A banda, em colaboração com a The Ocean Cleanup, criou ainda um rPET composto por 70% de plástico interceptado pela The Ocean Cleanup do Rio Las Vacas, na Guatemala, e impedido de chegar ao Golfo de Honduras e ao Oceano Atlântico.
Por fim, com objetivo de reduzir o desperdício, a primeira tiragem de “Moon Music” (tanto EcoRecord LP quanto EcoCD) será estritamente limitada, com todos os produtos numerados individualmente. Este será o primeiro álbum do Coldplay desde Music Of The Spheres, de 2021.