Luana Piovani usa informação errada para opinar sobre atletas trans
Influenciadora fez postagem nas redes sociais sem levar em consideração informação errada da matéria
Envolta em grandes discussões por suas opiniões, Luana Piovani voltou a ser assunto nas redes sociais nesta segunda (17/06) ao afirmar que é contra atletas trans competirem com mulheres cisgênero. Além de emitir a sua opinião sem justificar o que leva a sua análise, Luana fez o comentário em cima de uma reportagem que tem uma informação errada.
Segundo a postagem nas redes sociais da Jovem Pan Esportes, compartilhada por Piovani, Lia Thomas, nadadora transgênero norte-americana, estaria fora da Olimpíada de Paris após perder um processo contra a Federação Internacional de Esportes Aquáticos. Contudo Lia não nada desde 2022 em qualquer categoria e não tem índice para participar da seletiva olímpica dos Estados Unidos.
De fato a atleta trans recorreu na Corte Arbitral do Esporte contra uma regra da World Aquatics que proíbe mulheres trans de competirem em alto nível. Mas quando entrou com o processo não estava federada nos Estados Unidos e por isso, mesmo que a decisão fosse a favor de seu questionamento, não estaria apta para competir nos Jogos Olímpicos de Paris.
Por fim, o mérito do processo nem chegou a ser julgado, já que uma burocracia impediu a avaliação do mesmo. Com o arquivamento do processo segue a regra que proíbe a participação de qualquer nadadora trans em Jogos Olímpicos, já que o Comitê Olímpico Internacional decidiu que cada federação esportiva é responsável por criar as regras sobre o tema.