Os destaques LGBTQIA+ entre os indicados ao Globo de Ouro 2025
Pela primeira vez uma mulher trans concorre a Melhor Atriz na premiação. Confira outros destaques queer.
Com a temporada de premiações ganhando força, o mundo fica atento aos prêmios que funcionam como uma esquenta para o Oscar. Um dos maiores destaques é o Globo de Ouro que listou hoje os indicados a premiação que acontecerá no dia 05 de janeiro, na Califórnia (Estados Unidos).
Para a comunidade LGBTQIA+ ainda há muito que celebrar. Por isso, selecionamos as indicações queer para você ficar na torcida.
Sem dúvidas o grande destaque desta premiação para a nossa comunidade foi a indicação de Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez. Ela fez história ao se tornar a primeira artistas trans a concorrem em qualquer categoria de cinema na premiação. Como no Globo de Ouro as categorias são dividas, não concorrerá com Fernanda Torres, que está na categoria Melhor Atris de Filme Drama. Na disputa de Melhor Atriz em Comédia ou Musical, além de Karla estão Amy Adams, Mikey Madison, Demi Moore, Zendaya e Cynthia Erivo.
Aliás a intérprete de Elphaba em Wiked deve estar feliz com seu filme ganhando bastante destaque na premiação. Sua parceria no longa, Ariana Grande, concorre na categoria Melhor Atriz Coadjuvante e o longa que levou o famoso musical da Broadway para os cinemas concorre ao prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical. Contudo a ausência do diretor Jon M. Chu entre os indicados causou um certo desconforto entre os fãs do blockbuster.
Na lista de concorrente a Melhor Ator em Filmes de Drama representatividade com Colam Domingo (Sing Sing) e Thimotée Chalamet (Um Completo Desconhecido). Na mesma categoria há ainda um concorrente por um filme LGBTQIA+: Daniel Graig com o filme ‘Queer’.
Mas a categoria mais queer desta edição é a de Canção Original para Filme. O filme Emilia Pérez concorre com duas: ‘Mi Camino’ e ‘El Mal’. Myley Cirus é uma das compositoras de ‘Beautiful Tha Way’, do longa The Last Showgirl. Ainda, ‘Kiss The Sky’ de Robô Selvagen é interpretada pela cantora country bisexual Maren Morris.
Valem lembrar que o Globo de Ouro é uma premiação também para programas de TV. E nessa parte da premiação a representatividade LGBTQIA+ é ainda mais forte. Entre os destaques estão Cooper Koch (Monstros: Irmãos Menedez); Andrew Scott (Ripley); Richard Gadd e Jessica Gunning (Bebê Rena); Jodie Foster e Kali Reis (True Detective); Emma D’Arcy (A Cada do Dragão); e Hannah Einbinder (Hacks).