Inaugurado pra COP30, Vila Galé Collection Amazônia leva marca para Belém
Hotel foi construído em antigas docas e se torna mais uma opção de luxo na cidade
Quando Belém foi anunciada como sede da COP30, uma preocupação imediata pairou sobre as autoridades: a rede hoteleira local daria conta de receber dezenas de milhares de visitantes? A solução passou por alternativas criativas — de hospedagens em navios à construção de uma vila temporária, no estilo olímpico —, mas também acelerou um movimento importante: o investimento em novos empreendimentos que deixem um legado para a capital paraense.
Foi assim que o grupo hoteleiro português Vila Galé resolveu apostar no destino, inaugurando o primeiro hotel de alto padrão da marca na Região Norte. O Vila Galé Collection Amazônia ainda foi instalado em galpões centenários tombados como patrimônio histórico, às margens da Baía do Guajará, se tornando um dos marcos da nova fase de revitalização da orla de Belém.
“Cidades que não recuperam o seu centro histórico ficam sem alma, sem história e sem memória. É um prazer reviver construções que estavam mortas, como fizemos aqui e faremos em São Luís”, afirmou Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do grupo hoteleiro.
+ Vila Galé inaugura resort histórico em Ouro Preto
Foram R$ 180 milhões em investimentos e 227 apartamentos, incluindo duas suítes, que transformam antigas estruturas industriais em um espaço sofisticado, voltado tanto para o turismo quanto para eventos corporativos. O empreendimento foi erguido em tempo recorde, em pouco mais de um ano, e já se destaca como uma das melhores opções de hospedagem na cidade.
O Vila Galé Collection Amazônia faz jus à categoria Collection da rede, que reúne hotéis com caráter exclusivo, conceito temático e reaproveitamento de edificações históricas. De um lado, a vista para a Baía; de outro, alguns dos principais cartões-postais de Belém: o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e as recém-inauguradas Caixa Cultural e o Museu das Amazônias.
+ O valor das diárias dos hotéis onde atrizes de Vale Tudo curtiram férias
O tema escolhido para o hotel em Belém é uma homenagem às mulheres, símbolo de força, sensibilidade e criatividade. O tributo se espalha pelas paredes dos quartos e áreas comuns, com referências a nomes não só da região Norte, como Fafá de Belém e Sônia Guajajara, mas também a personalidades nacionais e internacionais como Elis Regina, Fernanda Torres, Madre Teresa de Calcutá, Coco Chanel e Mary Quant.
Entre os destaques da estrutura estão duas piscinas com vista panorâmica para a Baía do Guajará, o Satsanga Spa (com piscina aquecida e coberta), um restaurante (e um segundo, à la carte, previsto para breve), além de quatro salas de eventos com capacidade para até 250 pessoas. Há ainda o Clube Nep, voltado ao público infantil, mantendo o perfil familiar e acolhedor característico da rede.
+ Rio coloca sete hotéis entres os melhores do Brasil
O novo hotel é também um símbolo da confiança da Vila Galé no turismo brasileiro. Durante o evento, o grupo anunciou dois novos empreendimentos: a assinatura do contrato com Brumadinho (MG), que já havia sido anunciada, e uma unidade em Florianópolis (SC), além de quatro hotéis em desenvolvimento (dois em Alagoas e dois no Maranhão).
Rebelo, que faz questão de estar presente em todas as inaugurações da rede, demonstra ser não apenas um profundo conhecedor das singularidades brasileiras, mas também um apaixonado pelo país. “Gosto de pensar em hotéis em locais que não são, necessariamente, os mais buscados pelo turismo de alto padrão. Veja o caso do Rio de Janeiro, em que recuperamos um prédio histórico no coração da Lapa, oferecendo um refúgio de paz a poucos passos da vida boêmia mais pulsante da cidade. O Brasil precisa olhar melhor para a sua história. Você imagina como seria lindo se todos os prédios do centro histórico do Rio fossem restaurados e preservados?”, pontuou.
* A jornalista Alessandra Carneiro viajou para Belém (PA) a convite do grupo Vila Galé
Padaria Ipanema renasce com fila e alguns precinhos de COP30
Praias da Ilha do Governador vão ficar próprias para banho? Entenda
Palco do Réveillon do Copacabana Palace já tem programação definida
Adriana Ancelmo: nova fase, novo corpo: o passado ficou pra trás
Vem aí o feriadão da Consciência Negra: dia 21 será ponto facultativo





