Casa Queer: FLIP terá espaço LGBTQIA+ pela primeira vez
Espaço terá debates, arte, lançamentos e vendas de livros com temática LGBTQIA+
A próxima edição da FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, que acontece entre 22 e 26 de novembro, terá pela primeira vez um espaço LGBTQIA+. A Casa Queer será um espaço para lançamentos e editoras com publicações do gênero, além de sediar rodas de conversas e exposição temática.
“O objetivo da Casa Queer é ser um espaço que vá além das questões próprias da literatura. Ser um ponto de referência para conversas, debates, escuta e encontros para nós e também para aliades. Queremos discutir direitos humanos, política, arte, cultura, saúde e tantas outras coisas necessárias para a comunidade LGBTQIA+”, explica Jean Cândido, idealizador do projeto.
Além de João, o espaço LGBTQIA+ da FLIP tem a curadoria do poeta Thássio Ferreira e da escritora Amara Moira. Juntos criaram uma programação que trará debates com temas como Feminismo Lésbico, Literatura Young LGBT, religião, internet, utopia trans, entre outros. Nomes como Renan Quinalha, Amelinha Teles, Felipe Cabral, Sara Wagner York, o argentino Nicolás Colfer estão entre os confirmados. A Casa Queer terá ainda uma exposição sobre drag queens do fotógrafo Paulo Vitale e exibição de vídeos.
Segundo os organizadores a expectativa é que cerca de 1.200 pessoas visitem o espaço durante a FLIP. “O público vai descobrir um universo inteiro de pessoas pensando, trabalhando, atuando e buscando transformar a vida de pessoas da comunidade LGBTQIA+”, finaliza Jean.
Mais informações sobre a Casa Queer a programação podem ser vistas no instagram @acasaqueer.