Festivais menores e mais segmentados atraem cada vez mais público e marcas
Sensação de pertencimento cria conexão mais autêntica com evento e seus patrocinadores
Uma pesquisa recente revelou que o valor dos ingressos é um dos motivos que tem afastado o público de grandes festivais. Para 44% dos entrevistas em levantamento da Serasa, esta é uma das principais barreiras para ir aos eventos.
Para se ajustar e atrair os fãs, festivais menores e mais segmentados ganham cada vez mais espaço no mercado. “Tem festivais e festivais. A gente vê vários projetos crescendo. Talvez segmentando mais pra ser um pouco mais assertivo, o que contribui porque é uma maneira do fã se encontrar naquele ambiente”, aponta Bruna Giacomolli, sócia e diretora de marketing da Global Music, empresa de entretenimento com mais de 20 anos de atuação.
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Esta é uma forma de fazer o espectador optar por aquele evento na hora de escolher onde gastar seu dinheiro. É o caso também de grandes turnês de artistas que estão se tornando mais frequentes e costumam esgotar com maior facilidade.
Curiosamente Bruna credita aos festivais maiores esse movimento de artistas brasileiros investirem cada vez mais em seus shows. “Festivais sempre deram um espaço diferente e os artistas começaram a ver o valor de tocar para multidões, de levar uma experiência diferente”, pontua.
Os patrocinadores já estão de olho nesse movimento e muitas marcas tem preferido investir em eventos mais segmentados. É o que explica Carlos Felipe Minelli, Gerente de Marketing de Dove desodorantes: “Nós de Dove temos buscado cada vez mais conexões autênticas, e os festivais independentes, são espaços muito potentes para isso. Eles reúnem comunidades que compartilham valores, estilos de vida e interesses culturais específicos, o que permite que a gente possa conversar de forma mais verdadeira”.
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A marca é patrocinadora pelo segundo ano consecutivo do Rock The Mountain e os números da primeira edição confirmam o acerto na escolha. “No ano passado, nosso estande foi o mais visitado do festival. Além disso tivemos um impacto de mais de 250 publicações entre influenciadores da marca, orgânicos e a imprensa, mostrando o poder de engajamento desse formato”, destaca Minelli.
Grandes eventos continuam atraindo marcas que trazem cifras importantes com sucesso de vendas de cotas de patrocínio. Mas o caminho para estabelecer uma conexão mais próxima com o consumidor parece mesmo passar por experiências mais nichadas.
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