Evento debate sobre presença de famílias LGBT no turismo
Principal evento B2B do segmento no país, LGBT+ Turismo Expo apostou em debates sobre o tema

Aconteceu na última quinta (24) a quarta edição da LGBT+ Turismo Expo. O principal evento B2B do segmento no país teve como tema dos debates este ano a presença de famílias LGBT no turismo.
“O trade turístico ainda dá pouca importância para as famílias LGBT, seja em campanhas publicitárias, nas especificidades desse modelo de família e nos serviços que oferecem”, afirma Alex Bernardes, idealizador da feira.
Alguns debates levantaram temas importantes pra provocar o trade a começar a pensar nas novas composições familiares. “Primeiro é preciso tirar a ideia de que gays só viajam para festas. Entender as demandas das famílias LGBT é fundamental”, ressaltou Dan Rios, representante do Visit Miami em uma das mesas redondas.
Jaime Andres Dias, da Procolombia (orgão de turismo do país) ressaltou a importância das pesquisas para mapear as necessidades das famílias diversas e com isso montar um plano de atendimento e divulgação focada das atrações para este público.
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Ao longo de todo dia o marketing foi apontado como fundamental para atrair esses viajantes. Mas, o influenciador digital Lucas Monteiro destacou a importância de uma comunicação real: “Existe muito floreio na internet que nem sempre reflete a experiência que você terá”. Pai de três filhos ele contou que está sempre de olho na representatividade através de histórias reais para decidir sobre suas viagens.
Para Márcio Santos, da MS Viagens, a ajuda de agentes de viagens pode minimizar as chance de ter problemas, mas ressaltou que o profissional precisa entender se o destino e as atrações indicadas são verdadeiramente acolhedores para famílias LGBT.
Segundo dados do IBGE, mais de 50 mil crianças foram adotadas por casais homoafetivos no Brasil entre 2021 e 2023, e os lares de famílias LGBT+ no país já somam mais de 360 mil. “É um número bem expressivo e que não deve ser ignorado pela indústria do turismo”, finaliza Bernardes.