Exposição ao ar livre celebra Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Mostra "Lambe-Lambe – Histórias Sapatão" estará pelas ruas da cidade
Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, começa hoje (29/08) uma exposição ao ar livre com fotografias de Camila Lapa e ilustrações de Renaya Doera. A mostra “Lambe-Lambe – Histórias Sapatão”, ocupará as ruas da cidade com 40 lambe-lambes de 2 metros por 1 metro, retratando oito casais lésbicos com diversidade de cor, idade e identidade, incluindo mulheres cis e trans.
“O objetivo é furar a bolha e chamar a atenção de um público que normalmente não tem contato com a cultura queer”, afirma Camilla, fotógrafa e idealizadora do projeto. Para isso, cada lambe-lambe terá um QR Code onde será possível acessar uma galeria com as demais fotos do ensaio e descobrir a história por trás de cada imagem.
Entre as histórias retratadas, o público irá conhecer Renilda Pires e Rosângela Castro, um casal 60+ que enfrentou grandes desafios em uma época em que revelar a sexualidade era quase impensável. Há também registros do casal Jaque Vasconcellos e Joana Miranda, que estão juntas há 13 anos. Elas protagonizaram o primeiro casamento budista lésbico do Brasil.
Lambe-Lambe – Histórias Sapatão
Quando: A partir de 29 de agosto
Onde: Nas ruas do Rio de Janeiro
Ingressos: Gratuito