Evento no Centro busca fortalecimento de mulheres pretas e gordas
Espelhos que curam terá exibição de filme e rodas de conversa para criar um espaço seguro de acolhimento, escuta e fortalecimento cultural e coletivo

No próximo dia 31 de maio, a partir das 13h, Instituto de Pesquisas das Culturas Negras recebe o evento Espelhos que Curam. A programação dedicada exclusivamente para mulheres pretas e gordas busca criar um espaço seguro de acolhimento, escuta e fortalecimento cultural e coletivo.
A tarde de cinema, conversas e práticas terapêuticas afroreferenciadas é uma organização do projeto Ònà Èwà (Caminho de Beleza, em yorubá). A programação começa coma exibição do documentário Corpos Invisíveis, que aborda as vivências de mulheres pretas em uma sociedade que insiste em invisibilizá-las. Na sequência haverá uma roda de conversa com a diretora da obra, Quezia Lopes, e a oficina O que reflete no seu espelho, conduzida pela psicóloga Lorraine Rodrigues, com dinâmicas terapêuticas voltadas à construção da autoestima e do autoamor.
“O autocuidado, para nós, é sobre resgatar a potência de quem sempre foi ensinada a se envergonhar de seu corpo, sua fé e sua história”, afirma Rayane Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto.
As inscrições são online e há uma contribuição sugerida a partir de R$ 16. O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras fica na Avenida Men de Sá, 208 – Centro.