DoxiPEP está disponível na rede municipal de saúde a partir de hoje
Medicamento é usado no dia seguinte a possível exposição para ISTs como clamídia, sífilis e gonorreia
A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações sobre conscientização e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de intensificar as testagens nas unidades de saúde, foi anunciado ontem (01/12) pelo secretário Daniel Soranz, ao lado coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, que a rede municipal de saúde disponibilizará a DoxiPEP a partir de hoje (02/12).
O tratamento consiste no uso do antibiótico doxiciclina em comprimidos como profilaxia pós-exposição (PEP) para prevenção de novas infecções por clamídia, sífilis e gonorreia. O tratamento reduziu os casos dessas ISTs em mais de 70% em estudos realizados na França e nos Estados Unidos.
“As ISTs são um problema de saúde pública relevante e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio mantém esforços constantes para o seu controle. As unidades municipais dispõem de equipes aptas a orientar para a prevenção, diagnosticar precocemente e oferecer tratamento adequado”, destacou Soranz.
No Rio, todas as unidades de Atenção Primária estão aptas a orientar, conscientizar, testar e tratar infecções sexualmente transmissíveis. Todo o tratamento e medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Além das unidades de saúde, a SMS também amplia o acesso à testagem com a ação VanBora!, uma van com equipe de saúde que circula nos principais pontos de aglomeração, em festas e eventos, levando testagem, orientação e vacinação para o público presente.