Paris 2024: Condenado por estupro, atleta holandês é vaiado
Steven van de Velde confessou abuso de uma menina de 12 anos há dez anos atrás
A manhã na arena do vôlei de praia foi marcada por vaias na apresentação do jogador holandês Steven van de Velde. A participação do atleta gerou controvérsia após pedidos de exclusão dos Jogos Olímpicos por ter sido condenado por estupro de uma menina de 12 anos.
Em 2014, então com 19 anos, Steven se declarou culpado pela violência sexual. Ele conheceu a vítima através do Facebook e viajou de Amsterdã para o Reino Unido, onde cometeu o crime. Condenado há quatro anos de prisão, cumpriu parte da pena no país estrangeiros mas ao ser transferido de volta à Holanda, um ano depois, teve a punição abrandada.
Após pedidos de exclusão do atleta por ferir o espírito olímpico, o Comitê Olímpico Internacional se pronunciou citando a reabilitação do atleta como justificativa para manutenção da participação olímpica. O Comitê Olímpico Holandês, por sua vez, isolou o atleta não o hospedado na Vila Olímpica e proibindo contato com a imprensa. A atitude contudo não impediu das vaias vindas da torcida na estreia da disputa do vôlei de praia.