Carnaval do Rio elege sua Corte LGBTQIA+
Muso, Musa e Cidadão Não-Binário representarão a comunidade LGBTQIA+ em eventos oficiais da cidade
Muita gente conhece a tradição da eleição do Rei Momo e da Rainha e Princesas, mas o Carnaval do Rio também escolhe anualmente a sua Corte LGBTQIA+. O trio que irá representar a comunidade na folia em 2024 foi anunciado no último sábado (02/12), Dia Nacional do Samba, em evento que aconteceu na Cidade do Samba.
“Reconhecemos o concurso como um grande passo para a inclusão, e para a pluralização da festa, que é a mais democrática do mundo”, destacou Ronnie Costa, presidente da Riotur.
Ronnie foi um dos integrantes da comissão julgadora, que contou ainda com Carlos Tufvesson, Coordenador Executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio; Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher; os jornalistas Gilberto Scofield e Yuri Fernandes; Barbara Sheldon, Superintendente da Diversidade Sexual de Nilópolis; e Wallace da Paz, representante do Concurso nas edições anteriores; além de Cláudia Silva, coordenadora de Comunicação Social da Riotur; Maria Paula Nunes, cenógrafa da Riotur e Tatiane Araújo, coordenadora de marketing da Riotur.
Eles avaliaram os competidores com notas de 5 a 10 nos quesitos facilidade de expressão e desembaraço; simpatia; espírito carnavalesco e domínio da arte de sambar. No final da noite foram anunciados os vencedores: Alexander Mota Rodrigues (Muso); Camila da Silva Carvalho (Musa) e Marcelo Mattos (Cidadão Não-Binário).
Além do prêmio de R$12 mil para cada, a Corte LGBTQIA+ do Carnaval do Rio representará a comunidade em eventos promovidos pela Riotur.