Carioca Hugo Calderano conquista inédita prata no Mundial de Tênis de Mesa
Brasileiro se tornou primeiro atleta do hemisfério sul a chegar em uma final da competição

O título mundial não veio, mas o carioca Hugo Calderano fez história ao conquistar a prata no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, na manhã deste domingo (25). O segundo lugar no pódio em Doha (Catar) foi também a primeira vez que um mesatenista do hemisfério sul disputou uma final de Mundial do esporte.
“Foi um campeonato incrível. No final consegui o melhor que dava pra fazer”, celebrou o brasileiro. A derrota por 4×1 (12-10/11-3/4-11/11-2/11-7) para o chinês Wang Chuqin veio um mês depois de uma virada espetacular do brasileiro sobre o mesmo atleta na final da Copa do Mundo em Macau.
Antes do torneio este ano, o melhor resultado de Calderano foi chegar nas quartas de final em 2021, quando foi derrotado pelo chinês Liang Jingkun. A revanche veio na semifinal disputada ontem, quando em um jogo histórico o brasileiro avançou para a disputa pelo título.
“Com certeza não consegui apresentar o meu melhor hoje e tenho certeza que foi mais a parte física que pesou. O jogo de ontem (semifinal) me esgotou. Ali durante a partida tentei fazer o melhor, sempre tentando me ativar fisicamente e mentalmente, mas não tinha mais nada no tanque”, analisou sobre a final.
Esta foi a 11ª conquista em sequência da China em Campeonato Mundiais de Tênis de Mesa. Wang havia conquistado o vice-campeonato mundial dois anos atrás, perdendo para um compatriota. O Campeonato Mundial é o segundo torneio mais importante do esporte, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos. A Copa do Mundo, vencida pela carioca, é a terceira competição em ordem de importância.