Bruna Alexandre fez história e conquistou 2 bronzes em Paris 2024
Primeira brasileira a participar de Jogos Olímpicos e Paralímpicos encerrou sua participação com dois pódios
Bruna Alexandre certamente sairá de Paris com boas memórias para recordar. Ela se tornou a primeira brasileira a participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ainda voltara pra casa com duas medalhas do tênis de mesa na bagagem. A atleta soma agora 6 medalhas paralímpicas na carreira.
A estreia na capital francesa foi na Olimpíada. Apesar da derrota na disputa por equipes na estreia, Bruna guarda boas memórias desse momento histórico. “Foi uma noite especial. Vou lembrar disso todos os dias. É realmente inesquecível”, afirmou após sua estreia olímpica.
Já nos Jogos Paralímpicos ela tinha experiência, chegando a Paris com uma prata e um bronze conquistados em Tóquio 2020 e dois bronzes na Rio 2016, mas a logística dessa vez teve que ser diferente. No intervalo entre as duas competições os Comitês Paralímpico e Olímpico do Brasil montaram um esquema para que ela permanecesse na França.
O resultado foi positivo com a catarinense conquistando mais duas medalhas de bronze nessa edição de Jogos Paralímpicos. A campanha inclusive foi bem parecida, com Bruna avançado até a semifinal nas duplas femininas (WD20) e na simples feminina (Ws10) e sendo derrotada nessa fase. Mas como não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa paralímpico garantiu duas vezes o lugar no pódio.
Aos seis meses de vida, Bruna foi submetida à amputação do braço direito por consequência de uma trombose, provocada por uma injeção mal aplicada. Até 2009 ela competia na modalidade em torneios para atletas sem deficiência.
O Brasil soma até agora quatro medalhas no tênis de mesa na capital francesa, todas de bronze. A conquistada por Bruna mais cedo foi a 12ª da modalidade na história dos Jogos Paralímpicos (3 pratas e 9 bronzes). Com isso, ultrapassou a bocha (11 pódios) e se tornou o quarto esporte que mais ganhou medalhas para o Brasil em edições paralímpicas.