Atletismo paralímpico iguala ouros de todas modalidades olímpicas num dia
Além dos três ouros, atletismo ainda conquistou um bronze no primeiro dia no Stade de France
Se o Brasil é uma potência paralímpica, o atletismo é responsável grande parte do feito. O esporte é o que tem mais pódios com brasileiros na história dos Jogos Paralímpicos e em Paris 2024 teve seu primeira dia de competição confirmando porque é a esperança de muitas conquistas.
Só no primeiro dia de provas no Stade de France o time paralímpico brasileiro igualou o número de ouros do Time Brasil nos Jogos Olímpicos deste ano, somando todas as modalidades. O número é ainda mais impressionante se lembrarmos que o atletismo não teve nenhum pódio pro nosso país na Olimpíada disputada semanas atrás. E a promessa é de muito mais conquistas nos próximos dias.
O dia paralímpico começou da melhor maneira pro atletismo, com brasileiros ocupando duas posições no pódio dos 5.000m (T11). Atual campeão olímpico da prova, Yeltsin Jacques ficou na terceira colocação. Mas entregou simbolicamente o bastão para outro brasileiro. Júlio Agripino não só conquistou o ouro como bateu o recorde mundial.
“Estou muito feliz, é muita emoção ser campeão paralímpico e quebrar o recorde mundial. Mostra a força da periferia, comecei a treinar só tinha um campinho”, celebrou o novo campeão olímpico.
O segundo ouro do dia veio com Ricardo Mendonça nos 100m (T37), conquistando assim sua segunda medalha paralímpica (foi bronze nos 200m em Tóquio). Depois foi a vez de Petrúcio Ferreira também subir no lugar mais alto do pódio ao vencer a mesma prova, mas em classe diferente. Ele se tornou tricampeão paralímpico nos 100m (T47) e soma agora 6 medalhas paralímpicas – Ouro no 100m T47 na Rio 2016, Tóquio 202o e Paris 2024; Prata 400m T47 e no 4×100 misto T42-47 na Rio 2016; e Bronze nos 400m T47 em Tóquio 2020.
“Sou muito grato por tudo isso, agradeço quem acredita no meu trabalho. Esse ano eu venho sofrendo muito, briga interna com meu corpo, muitas lesões, me machucando muito, muita cobrança, eu me cobro muito”, comentou Petrúcio depois do pódio.
Confira abaixo os resultados do dia do Brasil no atletismo:
🥇🥉 5000m (T11) – Júlio Agripino conquista ouro e Yeltsin Jacques o bronze
🥇100m (T37) – Ricardo Mendonça conquista o ouro, Christian Costa fica em 4o e Edson Pinheiro e Ricardo Mendonça em 5o lugar
🥇 100m (T47) – Petrúcio Ferreira conquista ouro, Washington Júnior ficou em 5o e Lucas Pereira ficou em 6o lugar
400m (T47) – Fernanda Yara e Maria Clara Augusto se classificaram para a final de amanhã
100m (T12) – Joeferson Oliveira classificado para a final de amanhã, Kesley Teodoro e Marcos Oliveira ficaram de fora da final
400m (T11) – Thalita Simplício classificada para a final de amanhã, Camila Muller e Jhulia Fonseca ficaram de fora da final
Salto em distância (T11) – Alice Correa 6o lugar e Lorena Spoladore 11o lugar
Lançamento de Club (F32) – Giovanna Boscolo ficou em 4o lugar e Wanna Oliveira ficou em 6o lugar
Arremesso de Peso (F55) – Wallace Santos ficou em 5o lugar
Arremesso de Peso (F37) – Emanoel Oliveira ficou em 4o lugar