As Mulheres da Pequena África farão apresentação gratuita na Pedra do Sal
Roda de samba formada por mulheres gravarão seu primeiro áudio visual com música inédita
Formada apenas por mulheres, a roda de samba As Mulheres da Pequena África fará uma apresentação gratuita na Pedra do Sal no próximo dia 11 de maio, às 19h. Na ocasião será gravado o primeiro áudio visual do grupo com a música inédita “Na Ribeira”.
Em um universo predominantemente masculino e por vezes machista, As Mulheres da Pequena África dialogam com o público sobre sororidade, empoderamento feminino, luta antirracista, bem como o combate à toda forma de intolerância, preconceito e discriminação. A representatividade também é marca registrada do grupo formado por mulheres pretas, brancas, remanescentes indígenas, LGBTQIA+ e periféricas.
“É o samba devolvendo às mulheres o protagonismo que, por exemplo, Tia Ciata deu ao samba quando o acolheu em seu terreiro, onde a polícia não entrava, pois ela era uma mãe de santo articulada politicamente o suficiente para garantir que as rodas acontecessem sem truculências ou intervenções dos militares”, analisa Thais Vilela, vocalista do grupo.
As Mulheres da Pequena África lançam “Na Ribeira”
Quando: 11 de maio, às 19h
Onde: Pedra do Sal (Rua Tia Ciata – Saúde)
Ingresso: Gratuito
Além do single, que é uma composição de Thais em parceria com Cris Delanno e Alex Moreira, na apresentação o grupo mostrará releituras de clássicos do samba onde substituem letras que já não podem mais ser reproduzidas pro uma nova roupagem, sempre sob a perspectiva da mulher.