Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Mundo cão

Por Luciana Neiva, jornalista e cachorreira apaixonada Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Histórias, sugestões e pensatas sobre o melhor amigo do homem (e da mulher)

Não compre, adote!

ONGs e protetores independentes promovem feiras de adoção para unir famílias a cachorros abandonados e fazem crescer em 50% o númerio de adotados.

Por Luciana Neiva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 out 2025, 14h18 - Publicado em 25 out 2025, 14h17
Cadela com lenço no pescoço o colo de uma mulher
Dará está para adoção na feira do Shopping Leblon (Luciana Neiva/Divulgação)
Continua após publicidade

Eu sou 100% ativista da campanha “não compre, adote!”. E o motivo é simples: há muitos cachorros maravilhosos sem família. E todos merecem cuidado, carinho, comida boa e caminha quente. Felizmente, o número de adoções tem crescido bastante. De acordo com dados da ONG Ampara Animal, a procura por adoção aumentou cerca de 50% no Brasil. Nosso famoso vira-latas foi abraçado pela população. Poucos ainda têm preconceito por esta raça brasileiríssima. Até o presidente Lula tem cachorros “sem raça definida” adotados. Um exemplo e tanto!

Jovems egura cachorro no colo
Valentina e um de seus protegidos (Luciana Neiva/Divulgação)

Outro grande exemplo é o da Valentina Almeida, de apenas 16 anos. Ela estuda em um colégio que exige que cada aluno cumpra um certo número de horas de trabalho voluntariado. Como Valentina adora cachorros (e gatos!), teve a ideia de criar o Centro de Apoio e Divulgação de Pets RJ (@cadpets.rj), um site que reúne informações sobre cachorros que estão para adoção de vários protetores independentes. “Os abrigos estão muito cheios, então tive essa ideia porque quero ser uma ponte entre os cães e as pessoas que querem adotar”, conta a estudante. Com os colegas, ela participa de feiras de adoção e é muito ativa nas redes sociais. Valentina tem planos arrojados. Ela quer no futuro apresentar um projeto de lei que vise dar mais apoio aos protetores independentes. Além disso, está se organizando para apresentar uma proposta de inclusão no currículo escolar de lições sobre proteção animal.

ONGs mais estruturadas também estão sempre promovendo feiras, pois é pessoalmente que a mágicaa acontece. Neste sábado, dia 25, o Shopping Leblon realiza mais uma edição da sua campanha de adoção de pets, reafirmando seu compromisso com causas sociais e com o incentivo à adoção responsável. A ação, que acontece em parceria com a ONG Adote um Bichinho (@ongadoteumbichinhorj), será realizada no dia 25 de outubro, das 11h às 16h, no Piso 0 do shopping.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês