Reaproveitamento de peças is the new black!
Confira dicas para ajudar você a dar mais vida a sua casa gastando pouco e ajudando nosso planeta
Que tal começar o ano com sua casa de cara nova? Tudo de bom!
Mas espera aí! A fatura do seu cartão de crédito veio alta demais por causa das compras de Natal e você não está com grana extra para gastar no décor da casa?
Sem problemas! Seguem dicas que não envolvem reformas e que podem dar um up no visual da sua casa sem exigir muito do seu bolso e de quebra, ainda ajudam o meio ambiente. Sustentabilidade, conceito que precisamos todos colocar cada vez mais em prática, também significa reaproveitar tudo que for possível, incluindo móveis e outros objetos. Por isso, a coluna de hoje é sobre reaproveitamento: uma maneira ecológica de redecorar sua casa gastando pouco.
Uma das maneiras mais tradicionais, simples e criativas de reformar móveis é a pintura. Aposte em diferentes combinações de cores e mix de tonalidades, desenhos e formas como a geométrica e o floral. No mercado, você encontra materiais recomendados para a pintura de madeira como spray ou tinta-esmalte entre outras. Vale andar por aí e pesquisar o que existe de novo. O resultado é único e sempre surpreendente! Todos reparam. Dar mais vida àquele móvel sem graça gastando pouco é o must! Lembre-se na hora de pintar, o tom das cores deve sempre harmonizar com a decoração existente do ambiente. Assim não vai ter erro!
Outra solução muito aplicada é a decoupage – técnica artesanal de reutilização de papéis e adesivos. Uma forma de personalizar seus móveis com um toque mais artístico e bem criativo. E o melhor, é muito fácil de fazer, sem contar que esse método também é sustentável, pois reaproveita os materiais que acabariam na lata do lixo.
Na cozinha, um truque que está super em alta e de quebra ainda valoriza o ambiente com um toque moderno e ajuda a dar mais vida ao seu eletrodoméstico é o envelopamento de geladeira. O adesivo é outra maneira, se não quiser cobrir a geladeira inteira. Com o adesivo, você pode acrescentar apenas alguns detalhes e brincar com cores, acrescentando estampas e desenhos.
Outra saída para reaproveitar uma peça que você provavelmente iria descartar seria reutilizá-la de uma forma diferente. Tábuas de madeira que podem virar lindos painéis, estantes, nichos, prateleiras, mesinhas laterais….pedaços de portas e janelas que você pode utilizar como prateleiras para utensílios de cozinha, ou para posicionar objetos decorativos enfim… Nessas horas, basta uma boa taça de vinho que a criatividade vem. E vai longe!
Mas se nenhuma dessas dicas te fisgou, existe uma última que você contribui com a economia circular, optando por adquirir móveis de segunda mão. Sem dúvida, continua também sendo uma forma mais em conta de dar um up no visual da sua casa sem gastar muito. A economia de segunda mão vem crescendo não só motivada pela crise econômica, mas também por ter mais pessoas preocupadas com o consumo consciente. Uma tendência que veio para ficar e que encantou o brasileiro. O bacana é que você pode colocar uma peça sua para vender também. Ou seja, economia circular, my friend.
Assim, além de encontrar uma forma econômica de deixar o ambiente com cara nova sem gastar muito, você também contribui para preservação do nosso planeta. Tuuudo de bom!
Para conhecer um pouco mais do meu trabalho me segue no insta @marciaemanumullerarq