Imagem Blog

Manu Müller

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Marque um golaço na decoração: dicas para usar o tema esporte com classe

Um bate bola, digo bate papo, com Felipe Andreoli, que entende tanto de esporte quanto de casa

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 set 2023, 19h15

O amor pelo esporte é aquele sentimento que te faz vibrar, pular, gritar e até chorar de emoção? É o esporte que faz isso com a gente, ele é como um ímã que nos atrai, independentemente de origem, cultura ou idade.

Muitos me perguntam se é possível incorporar elementos do esporte na decoração da casa.

Sim! Mas com moderação para não errar na mão. Como tudo na vida! Certo?

Paleta sutil

Em vez de sair pintando todas as paredes com as cores do seu time, escolha uma parede de destaque ou use tons mais suaves e neutros como base. Adicione toques de cores esportivas em detalhes, como almofadas ou objetos decorativos.

Detalhes fazem a diferença

Uma pedida elegante é investir em fotografias ou obras de arte relacionadas ao esporte. Quadros de equipes em preto e branco ou fotografias artísticas de cenas esportivas podem ser ótimas escolhas e que não dominam o espaço.

John Nicholson: Corredor
John Nicholson: Corredor (André Nazareth/Arquivo pessoal)

 

Rubens Gerchman: Os Super Homens, 1965
Rubens Gerchman: Os Super Homens, 1965 (Clara Gerchman/Arquivo pessoal)

Considere personalizar elementos de decoração com toques esportivos que tenham um significado pessoal para você. Isso pode incluir itens com referências a eventos esportivos que você tenha participado ou lembranças de momentos especiais relacionados ao esporte. Esses itens podem ser exibidos com destaque em sua estante ou mesa de centro.

Continua após a publicidade

Além disso, dedique uma parede em sua sala, quarto ou escritório para mostrar peças esportivas essenciais, como camisas autografadas, medalhas em quadros ou caixas de acrílico e até mesmo uma coleção de bolas esportivas. Se você é um atleta e possui troféus esportivos, exiba-os com orgulho em sua estante ou nichos. Afinal, os troféus estão aí para serem admirados e celebrados!

A iluminação é o toque final para dar ainda mais destaque. Evite luz branca.

Pegando onda

Para os surfistas que têm a natureza e o oceano pulsando nas veias, que tal inserir as pranchas no decor da casa? Uma sugestão seria pintar, desenhar ou decorar as pranchas de forma criativa e pendurá-las como peças de arte.

Pegando uma onda
Casa de surfista (Pinterest/Reprodução)

O pessoal da bike também não fica de fora. As bicicletas podem  fazer parte da decoração da casa garantindo mais personalidade aos espaços, adicionando um ar jovem e moderno ao ambiente.

Esporte e decoração
Vamos pedalar? (Andre Nazareth/Arquivo pessoal)

Design criativo

Procure móveis que incorporem elementos do seu esporte favorito. Por exemplo, você pode escolher uma mesa de centro que tenha um tampo de vidro em forma de campo esportivo ou mesa de jantar pingue-pongue. Essa está na minha wishlist!

Continua após a publicidade
Esporte e decoração
Mesa ping pong: Dado Castello Branco (Pinterest/Reprodução)

Nosso bate bola, digo bate papo, da vez foi com Felipe Andreoli, que entende de esporte e de casa.

Felipe Andreoli
Felipe Andreoli (Jennifer Shimabukuro/Divulgação)

Manu: Felipe, o seu amor pelo esporte ditou a decoração da sua casa?

Felipe: Não dá para dizer que ditou, mas está presente nos detalhes. Nos meus cantinhos aqui em casa consigo deixar mais evidentes. Em geral, está na memorabilia. Raquetes autografadas pelo Nadal e pelo Federer que ficam no quarto (no meu closet, na verdade), mas o destaque principal é a camisa da seleção assinada pelo Pelé, que fica em um quadro na sala.

Manu: Como levar a paixão pelo esporte para o lar?

Felipe: Esporte é memória, lembrança, é olhar para aquele objeto e voltar no tempo. Então é muito por esse lado. Nas raquetes e camisas dos ídolos que estão emolduradas, e alguns detalhezinhos espalhados pela casa, como meus pequenos bonecos do Lebron James, do Kobe Bryant, entre outros que eu adoro, e a Rafa nem tanto. Vez o outra eles somem e aparecem nas mãos das crianças.

Manu: Você pratica exercícios em casa? Se sim, como criou um ambiente motivador para suas atividades físicas?

Continua após a publicidade

Felipe: Sim. Como não gosto muito daqueles olhares de academia, deixei tudo que é possível aqui em casa para me adaptar e treinar aqui. Elásticos, pesinhos, bolas…Temos um bom espaço externo e aproveito essa área para isso e também para bater uma bolinha com os meninos.

A chave é equilibrar sua paixão pelo esporte com o estilo da sua casa. Seja seletivo e sutil nas escolhas para criar um ambiente que seja a sua cara, mas sem exageros que baguncem visualmente o espaço. Afinal, a decoração também é um jogo que precisa de equilíbrio, como a vida!

Para conhecer meu trabalho me segue no Instagram @marciaemanumullerarq

Bjs e bom até a próxima!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.