Espelhos decorativos: os novos protagonistas da decoração
O modelo clássico continua sendo peça importante para a transformação de um ambiente, mas hoje quem está em alta são os nada convencionais
Espelho, espelho meu, existe espelho mais belo que o meu?
Sim existe! E espelho tem poderes mágicos e faz milagres!
Inspiração para essa criação nasceu do desejo do homem de observar sua própria imagem refletida em espelho d’água. Os primeiros modelos de espelhos começaram a surgir há cerca de 5 mil anos, na antiga Suméria, hoje região do Iraque. O primeiro espelho conhecido é uma placa de latão polido da Mesopotâmia, datada do ano 3.000 A.C.
Espelhos funcionam como um reforço especial para sua decoração. São peças fundamentais para transformar e ampliar seu ambiente.
Versáteis e super funcionais, podem ser instalados no banheiro, na sala, no quarto, no hall de entrada, ou em qualquer cômodo da sua casa, como você desejar. Polivalentes, eles ditam tendência e cumprem muito bem sua missão, criar um ambiente mais amplo e iluminado onde estão inseridos.
Criando um espetáculo de cenas únicas, refletindo diferentes ângulos do cômodo, o espelho também amplia, disfarça imperfeições, ajuda a maximizar a iluminação, valoriza elementos que ficam próximos e, há quem diga, até espantam más energias.
Pode-se dizer que o aumento do uso de espelhos na decoração é relativamente recente. Hoje os espelhos nada convencionais estão em alta, viraram protagonistas na decoração e trazem mais graça para o lar. Além de refletir a imagem, os espelhos decorativos estão disponíveis em formatos variados, ganhando um status diferenciado de obra de arte.
Assim como a banheira evoluiu, os espelhos também pegaram carona para se adaptar às novas demandas do mercado. Encontrados em diversos tamanhos, molduras e acabamentos, fica fácil de inseri-los nos mais variados ambientes da casa: apoiados na parede, pendurados na parede ou até inseridos numa composição.
Para os que amam uma boa decoração clássica, indico os espelhos grandes com moldura antiga, bem no estilo rococó. Já para os moderninhos que adoram uma decoração mais ousada, combinam os de formatos geométricos, molduras coloridas e com revestimento em tecido, decoupage ou com aplicações. O bacana é justamente abusar de molduras diferentes, deixando assim o ambiente mais moderno e com muita personalidade e extravagância, se essa for a sua escolha.
A moldura pode ser usada para valorizar o ambiente. Ela finaliza a composição e proporciona um look mais bonito ao adorno. Hoje no mercado é possível encontrar peças para você personalizar seu espelho apostando na criatividade. Rolo de papel higiênico, isopor, corda papelão, MDF, plástico…isso tudo pode se transformar em moldura para espelho. O gesso também não fica de fora. É um material barato e que permite uma variedade de formatos e cores.
Selecionei alguns modelos de espelhos para você se inspirar e escolher um – ou vários – que melhor combine com seu estilo de vida. Afinal afastar energias negativas e trazer muita luz e positividade para nossa casa é tudo de bom.