“Espelho, espelho meu…”
Elemento coringa e indispensável na decoração de uma casa, o item dita tendências e vira peça milagrosa na hora de decorar
O espelho é um dos poucos acessórios unânimes da decoração. Combina com todos os estilos e pode ser instalado em todos os cômodos da casa. Sim! Todos. Banheiro, quarto, sala, hall de entrada, sala de jantar…
A história do espelho começou na Suméria, atual Iraque. As primeiras superfícies capazes de refletir imagens surgiram há 5 mil anos. Ao longo dos séculos, os espelhos foram usados para adivinhar o futuro, rever eventos do passado e procurar a verdade. Hoje, o objeto é um dos itens mais procurados do mercado. Ele serve para todos os gostos e bolsos. Além de embelezar e ser funcional para o dia a dia, a peça também tem seus truques e magias.
Colocar um espelho que ocupe a parede toda é uma tática eficaz para dar a sensação de amplitude em um ambiente pequeno. A dica é certeira. E eles acabam sendo os grandes aliados para esses espaços. As peças verticais ampliam a altura e as horizontais aumentam a largura dos espaços. Simples assim. Outra opção para esse tipo de recinto é colocar espelhos nas portas dos armários.
Atemporal e sofisticado, o item traz uma amplitude sutil, levando a beleza e a luz para dentro de casa. Nesses casos, aconselho o abuso na colocação de espelhos. Do contrário, a calma é necessária: se o seu ambiente tiver muita informação, como lustres ornamentais, aconselho não colocar para não poluir o ambiente. Lembrando que o espelho duplica tudo o que existe no cômodo. Vale lembrar o que será refletido antes da sua instalação. Vai que o reflexo mostra a lavanderia? Fique atento a essa questão.
Para quebrar a rigidez das linhas retas e sair do óbvio, hoje encontramos os espelhos com as pegadas mais orgânicas que estão em alta. Com ou sem moldura, eles marcam presença na parede com muita personalidade. Vale apostar nesses modelos.
Os modelos redondos também viraram febre, sejam os icônicos espelhos Adnet com suas alças, ou uma versão básica da vidraçaria que você mesma pode mandar fazer, com ou sem moldura, e no diâmetro que melhor encaixa em sua parede. Os espelhos redondos ganharam admiradores e se tornaram elemento decorativo preferido para composição de salas, quartos e hall de entrada.
E falando em hall, nada como usar a peça nesse ambiente. Dizem que o espelho no hall de entrada reflete para fora as energias indesejadas e ajuda a manter sua casa sempre harmonizada. Você pode usar na parede em frente à porta de entrada, em cima do aparador, ou em toda a parede.
Quem acredita no Feng Shui, atenção a essas questões. Espelhos dobram o que refletem. É assim também em relação à energia positiva ou negativa. Portanto, em uma sala de jantar que concentra energias de prosperidade, um espelho na parede refletindo a mesa vai dobrar a prosperidade. Em uma cozinha, um espelho posicionado atrás do fogão, refletindo o fogo vai trazer dinheiro, já que o fogão representa o cofre da casa e o espelho duplicará sua riqueza. Assim diz o Feng Shui.
Se você está pensando em comprar um espelho, você deve saber que há uma variedade em modelos e formatos no mercado. Os principais fatores para a decisão final são principalmente os gostos pessoais de cada um. Importante seria a escolha dos materiais, pois alguns tem melhor durabilidade que outros quando expostos em ambientes externos, como no caso da moldura em madeira.
Independente de seu formato ou estilo, o espelho ajuda a sua casa parecer sempre mais elegante, seja na parede inteira ou como uma peça única. Selecionei alguns projetos sobre as várias maneiras de usar espelhos dentro de casa. Espero que goste. Para conhecer um pouco mais do meu trabalho, me segue no Instagram, vou adorar! @marciaemanumullerarq