Manu Müller Por Manu Müller, designer de interiores Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Cobogó: o abajur natural da sua casa

Esse recurso fez sucesso no passado, ganhou uma nova roupagem e agora marca presença nas construções modernas virando personagem central do projeto

Por Manu_Müller Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jul 2021, 16h51 - Publicado em 14 jul 2021, 14h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O elemento arquitetônico mais “cara do Brasil” e dos trópicos é o cobogó. Aqueles famosos e charmosos blocos vazados nasceram no nosso querido e amado Nordeste, mas carregam herança árabe. Resistente ao tempo, o recurso se tornou atemporal e símbolo da arquitetura modernista de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Com as suas multifunções, encanta a todos deixando rastros de poesia e beleza.

    Publicidade

    Hoje o cobogó continua sendo usado e transformando os espaços, deixando-os mais bonitos e, sobretudo, aproveitando o que tem de mais lindo no nosso Brasil: a iluminação e ventilação natural. Suas elegantes formas permitem que a luz do sol crie desenhos de sombras rendadas nas paredes e no chão e, de quebra, ainda ajuda a refrescar o ambiente.

    Publicidade

    No início, com seu jeitão simples, tímido e duro, ele ganhou uma nova roupagem e nos anos 40 e 50 começou a ser utilizado dentro de casa. Hoje, sob olhar da tecnologia, você encontra o cogobó de diferentes cores, formatos, tamanhos, materiais e acabamentos. Ele pode ser fabricado em gesso, madeira, argila, cerâmica e até vidro. Fácil para o bolso e fácil na hora da escolha! Além de sua elegância, o cobogó se adapta facilmente a diversos estilos de decoração. Ótimo! Chato demais um elemento só combinar com aquele específico estilo de decoração. Tudo que se mistura é mais belo e mais leve.

    Esse recurso também pode ser utilizado em ambientes internos e externos e o mais bacana é que ele jamais passa despercebido. Com seu visual assimétrico, ele garante inclusive bastante personalidade no ambiente.

    Publicidade

    Você que me acompanha (e isso é uma honra) no texto passado escrevi sobre a treliça. Compartilhando do mesmo bem comum, treliça e cobogó servem como divisórias para ambientes interligados. Vida sem paredes. Que liberdade. Isso inclusive permite que seu ambiente fique mais amplo e ainda libera a circulação da ventilação e iluminação natural.

    Quer pintar seu cobogó? Então se joga nas cores vibrantes para dar um efeito mais moderno no ambiente. Gosto do vermelho, amarelo, preto….Mas se você gosta de uma pegada mais clean, sem problemas, aposte então no branco.  E se quiser pode mantê-lo no concreto ou na madeira.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Imagem mostra um hall com cobogó da mesma cor da parede branca
    Cobogó (Pinterest/Reprodução)

    O cobogó oferece um leque de funções. Na sua cozinha gourmet, aposte em uma bancada de cobogó de cimento. Esse toque rústico vai proporcionar muita bossa no ambiente.

    Quer dar um toque especial no seu cobogó? Invista na colocação de vasos de plantas ou pendure samambaias. Uma outra opção seria plantar trepadeiras como Ipomeia e Alamanda, que crescem em regiões quentes, ideal para terras cariocas. A ideia seria deixar a natureza invadir.

    Publicidade
    Imagem mostra uma fachada com cobogó e trepadeira
    Deixa a natureza invadir (Pinterest/Reprodução)

    Esses blocos vasados podem ser usados em qualquer ambiente da sua casa, como salas, quartos, banheiro, cozinhas, em volta da piscina e até na garagem.

    Continua após a publicidade

    Para iluminar seu cobogó à noite, invista em uma iluminação indireta para realçar suas elegantes formas. Vai ficar lindo!

    Publicidade

    Elementos atemporais contam uma história, casa com vida é casa com história. Um elemento arquitetônico como cobogó, além de carregar uma linda história, também vai proporcionar beleza para sua casa.

    Imagem mostra um ambiente com cobogó. Em segundo plano cadeiras e mesas
    Cobogó como personagem principal do seu projeto (Pinterest/Reprodução)

    Para conhecer um pouco mais do meu trabalho, me segue no instagram @marciaemanumullerarq.

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.