A porta roxa do seriado Friends vira febre no décor
Antes as portas eram meros elementos de passagem, hoje elas roubam a cena e viram a estrela da casa
A tendência veio para ficar. E, para a turma que adora uma cor, essa onda é perfeita! Levanta o alto astral da casa, traz personalidade, alegria e um ar descolado para o ambiente.
Colorir uma porta é uma maneira de renovar a aparência do seu lar fugindo do óbvio. As cores ajudam a deixar sua porta cheia de vida e com identidade.
A porta é a primeira imagem que temos ao entrar em uma casa. Já que a primeira impressão é a que fica, é importante que ela seja a melhor possível. Investir em opções coloridas é transformar a porta na estrela da casa.
Há quem prefira pintar a folha do mesmo tom das paredes, criando uma superfície única, como se fosse um grande painel. Mas também é possível adotar uma cor que contraste com os demais elementos da casa.
Não é novidade que as cores influenciam nosso humor e estado de espírito. Para os praticantes do Feng Shui a porta de entrada é uma das áreas mais importantes da casa. Ela representa o rosto que você mostra ao mundo.
A cor vermelha no Feng Shui, está conectada ao elemento fogo, que representa calor, paixão, proteção, força, energia e vigor. O amarelo é a cor que representa o elemento terra e sua estabilidade. Acelera a energia, por isso é uma boa escolha para estimular a alegria, criatividade e espontaneidade. O verde representa o crescimento e esperança.
Se você vai se jogar na tinta, vale a pena entrar no universo do Feng Shui e estudar sobre as cores e seus significados. As cores são como perfumes para nossa casa, elas mexem muito com nosso inconsciente. Admiro mentes atrevidas e ousadas que entram no arco-íris de cores neons e vibrantes. Pintam formas geométricas nas paredes e portas criando ambientes divertidos e excêntricos com explosões de sensações. Uma vez escolhendo essa opção, recomendo um mobiliário bem neutro. O que vai chamar atenção são as paredes e portas. Observar o piso também seria importante. Um piso muito rebuscado não fica interessante nessa proposta. Bom senso e equilíbrio nunca são demais.
Para um efeito leve e tranquilo, tons pastéis, mais doces e suaves, também são bem-aceitos. São campeões para tornarem um ambiente mais calmo. Por todas essas propriedades, são cores ideais para quem não gosta de deixar a porta tão evidente criando uma atmosfera relaxante e tranquila. Engana-se quem pensa que o resultado é sem graça! A paleta neutra continua tão chique quanto a vibrante.
Se você se animou com a ideia, segue uma dica para o “faça você mesma”: escolha o acabamento da tinta (fosca ou brilhosa), limpe bem a superfície da porta para receber a tinta e use um primer se o tom da madeira for muito escuro. E aproveite um final de semana para se jogar na tinta.
Vista pela maioria das pessoas como apenas um item de circulação, hoje em dia as portas vão muito além da função de proteger uma residência ou cumprir a divisão dos ambientes. Elas devem funcionar como algo além de uma passagem. A porta pode compor a decoração de um ambiente quando ganha cores e texturas. Apenas deixe a criatividade fluir.
Um excelente carnaval! Bjs ,Manu
Para conhecer um pouco mais do meu trabalho me segue no Insta @marciaemanumullerarq