Vídeos de produtora carioca, em Santa Monica (LA): “Difícil é respirar”
"Estamos seguros, mas ainda sob alerta até o fogo acabar. Falta energia e estamos abrigando amigos. Apocalipse total"

Os incêndios que atingem Los Angeles chegaram a Santa Monica, pertinho do litoral, devastando tudo. A produtora carioca Luciana Brafman, que mora na cidade há mais de 20 anos, sumiu por algumas horas desta quinta (09/01), deixando família e amigos aflitos no Rio. Por fim, apareceu nesta tarde: “Estamos seguros, mas ainda sob alerta até o fogo acabar. Falta energia e estamos abrigando amigos. Apocalipse total. Difícil é respirar. Ainda não acabou, ainda temos uns dias”, diz ela. E completa: “Não posso escrever muito: economia de bateria”.
Segundo as autoridades locais, o número de mortos pelo fogo já chegou a cinco, mas tudo ainda é incerto. Milhares de pessoas receberam avisos para deixar suas casas. As cinco mortes foram em Eaton, Altadena, subúrbio vizinho à cidade de Pasadena, onde as chamas queimaram quase 4.300 hectares.
“Aqui em Santa Monica, os incêndios estão acontecendo na Pacific Coast Highway (maior estrada costeira da Califórnia). Foi evacuado na terça (07/01), mas já podemos estar em casa, embora a Rua 11, em Santa Monica, até a praia (olhar no mapa abaixo) está tudo evacuado. A Pacific Coast, tanto na parte de Malibu quanto Santa Monica, queimou tudo: casas, restaurantes, uma tragédia. E também em Mandeville Canyon, entre Santa Monica e a Pacific Coast. Estamos contando as horas, porque o vento deve parar nesta sexta (10/01) e os incêndios acabam”, conta.

