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Lu Lacerda

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Jornalista apaixonada pelo Rio

Um novo trauma tem levado cariocas ao divã

Pessoas estão com medo do vale-tudo nas ruas, calçadas e ciclovias

Por lu.lacerda
Atualizado em 17 jan 2025, 17h21 - Publicado em 17 jan 2025, 16h00
bike
 (Depositphotos/Internet)
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O psicanalista Fernando Scarpa, entrevistado da coluna no último domingo (12/01), quase foi atropelado por uma bicicleta na calçada, nesta sexta (17/01), em Copacabana. “Ciclistas buzinando para o pedestre sair da frente, porque eles precisam passar. Uma deliberada inversão do direito do pedestre. Tenho atendido pacientes que chegam para consultas atordoados com a perda de limites nas calçadas, cidade sem lei. O Prefeito prometeu um choque de civilidade, se faz urgente! A desordem da cidade traz para o divã o medo do sujeito destes tempos de vale tudo”, diz Scarpa.

A psicanalista Luciana Carvalho, que tem consultório em Botafogo, diz que “tenho ouvido pessoas relatando medo de sair às ruas e serem atropeladas por bicicletas e motos, que invadiram as calçadas de maneira agressiva, não respeitam os sinais de trânsito, mão e contramão nas ruas, sem serem incomodadas pela prefeitura”.

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sempre foi proibido a bicicleta na calçada e, em 2023, os elétricos, todos os motorizados, com ou sem pedal, não podem também circular em ciclovias, ciclofaixas ou calçadas.

“Acredito que o problema se agrava dia a dia porque a Prefeitura não tem cumprido duas de suas responsabilidades, fiscalizar o trânsito e organizar a cidade. Caminho diariamente a pé por Botafogo e raramente vejo guardas municipais, também não vejo nenhuma campanha educativa. Quando o sujeito, pelas mais variadas razões, não desenvolveu os limites promovidos pela educação, que o ensina a respeitar o outro e as leis, o limite precisa vir de fora, dos responsáveis pela administração da cidade, o que não está acontecendo”, diz Luciana.

O uso da bicicleta tem aumentado pela atenção ao meio ambiente ou até pelo tempo gasto no trânsito e as ciclovias não acompanham, embora segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, houve um aumento de 4% de extensão de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras em 2024. Em 2023, Eduardo Paes anunciou para os 10 anos seguintes até 442 novas estruturas cicloviárias, o que representa mais ou menos mil quilômetros a mais de rede em toda a cidade. Mesmo assim, entregadores, ciclistas em geral continuam desrespeitando qualquer tipo de lei.

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