TikTok na Bienal: mais de 470 milhões de visualizações sobre livros
O BookTok, comunidade que produz resenhas de livros, tem mais de 60 milhões de publicações globalmente

Se fisicamente a Bienal do Livro vendeu 6,8 milhões de títulos (de 12 a 22 de junho), uma média de nove livros por pessoa, foram mais de 470 milhões de visualizações em vídeos sobre livros durante os dias de feira, no TikTok, rede social patrocinadora da edição.
Parte desse número deve ser transformada em vendas brevemente, nas lojas virtuais e favorecer editoras e autores participantes, que teve o app como principal divulgador. Se, por um lado, acreditam que as redes influenciam o hábito da não leitura, isso não existe com os criadores de conteúdo que indicam livros, fazem resenhas e recuperam autores clássicos no chamado BookTok, com mais de 60 milhões de publicações globalmente. Apenas no Brasil, as hashtag #BookTok e #BookTokBrasil, do começo do ano até este mês, tiveram um aumento de 28% nas publicações.
Vídeos sobre livros começaram durante a pandemia e, desde então, cresceu e determina até o livro que pode entrar na lista de mais vendidos ou não. “A comunidade BookTok é muito engajada e mudou o hábito de leitura. Agora, as pessoas procuram livros na plataforma para achar seu novo título ou autor preferido, ou continuar conversando sobre uma obra. Estivemos na Bienal para gerar ainda mais conexão e troca, com momentos marcantes durante todo o evento. Além disso, a área de autores independentes é especial para nós, pois sabemos que a plataforma ajuda a descobrir novos nomes da literatura de uma forma muito autêntica e orgânica”, diz Carol Baracat, diretora de Marketing do TikTok.
Um exemplo prático que ficou conhecido foi quando a influenciadora americana Courtney Henning Novak viralizou depois de fazer uma resenha de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, completamente apaixonada pelo clássico brasileiro publicado em 1881 — por causa dela, o título ficou no topo da lista dos mais vendidos da Amazon nos Estados Unidos na categoria “Literatura Caribenha e Latino-Americana”.
É comum encontrar, nas livrarias e em eventos dedicados aos livros, uma sessão dedicada aos “sucessos do TikTok”.