Teste com ralos antifurto
Prefeitura investe em grelhas feitas com material sem valor comercial

Na cidade mais bonita do mundo, roubam até os ralos! Diego Vaz, secretário de Conservação, começou a testar as grelhas feitas com material sem valor comercial, nesta quinta e sexta (22 e 23/05), para colocar nos ralos cariocas, ainda em fase de testes, para avaliar a resistência e a durabilidade da estrutura.
“É um material bem resistente e mais leve para resistir à passagem de caminhões e carros, mas que não tem nenhum valor para ser vendido em ferros-velhos ilegais”, diz Vaz. A ação foi um pedido do prefeito Eduardo Paes e a equipe instalou as grelhas no Centro, na Zona Sul e na Região Portuária, em locais onde as de ferro já haviam sido furtadas ou estavam danificadas.
Em 2024, o furto de grelhas e tampões das galerias pluviais do Rio gerou um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. Segundo a Secretaria de Conservação, 5.777 peças precisaram ser repostas. Além do prejuízo, o furto prejudica o escoamento da água das chuvas, aumenta o risco de alagamentos e causa acidentes com pedestres e veículos.