Tendência na Bienal: livro devocional e de colorir (ou os dois juntos)
Alguns visitantes ficaram surpresos com a quantidade de livros temáticos (Deus)


A Bienal do Livro costuma ser um termômetro do que acontece no mercado editorial brasileiro e, desta vez, não foi diferente. Muita gente que esteve na abertura do evento, na quinta (12/06), notou muitos estandes com conteúdos de Deus — puxado por “Café com Deus Pai”, do pastor evangélico Júnior Rostirola, liderando listas desde o ano passado e que ganhou um estande só dele — e os genéricos do Bobbie Goods, coleção de livros de colorir com ursos “carismáticos” que são um verdadeiro fenômeno de vendas.
Segundo a lista de Não Ficção da PublishNews, entre os 20 livros mais vendidos no Brasil, 12 são de colorir (os Bobbie Goods estão entre eles), e outros cinco da lista são religiosos. A marca foi criada, em 2021, pela ilustradora e designer gráfica norte-americana Abbie Goveia, mas virou febre no Brasil depois que a editora HarperCollins entrou em contato com a artista e comprou os direitos de publicação.
E também resolveram juntar ambos: no título “Colorindo com Deus Pai”, viralizado no TikTok, com 32 ilustrações com mensagens de fé, ou seja, o livro de colorir devocional, o novo motivacional de autoajuda. Esse ganhou uma estação só pra ele na Bienal.
Outros títulos com a mesma proposta, de diferentes editoras, já estão circulando no mercado.