Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

“Seu dinheiro”: Leticia Camargo explica como pagar menos IR em 2025

Aporte no PGBL até o fim do ano, para pagar menos imposto na Declaração do ano que vem

Por lu.lacerda
12 dez 2024, 19h00
leao observando no fim do túnel
 (IA/Internet)
Continua após publicidade

O fim do ano está chegando. Este é o momento ideal para se planejar financeiramente e aproveitar as vantagens fiscais da próxima Declaração de Imposto de Renda.

Se você declara o imposto pelo modelo completo e contribui para o INSS ou Regime Próprio, ou é pensionista ou aposentado por um desses sistemas, investir no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode ser uma estratégia eficiente para reduzir o imposto a pagar ou aumentar a sua restituição.

Funciona assim: a Receita Federal permite que você utilize um aporte de até 12% da sua renda bruta tributável em um PGBL como despesa dedutível na Declaração do Imposto de Renda, como acontece com outras despesas dedutíveis, como gastos médicos ou educação dos filhos. Dessa maneira, você paga menos imposto na declaração. Por exemplo, se você está na alíquota de 27,5% do IR e faz um aporte de R$ 10.000, pode economizar até R$ 2.750.

Contudo, lembre-se que, no momento do resgate, o imposto será sobre o valor todo resgatado, e não somente sobre a rentabilidade, como nos demais investimentos.

E dessa forma, vale a pena então? É claro que vale, pois a sua alíquota pode cair de 27,5% para 10%, por exemplo, em alguns casos.

Continua após a publicidade

Isso significa que, além de investir no seu futuro, você reduz o seu imposto!

Mas atenção: o benefício fiscal só é válido para aportes de até 12% da renda bruta tributável. Se você pretende investir em previdência valores acima disso, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é a alternativa ideal para o montante excedente.

É importante lembrar que os aportes efetuados até o fim de 2024 entram como despesas dedutíveis na declaração do ano que vem. Não deixe para a última hora! Algumas instituições podem ter um prazo entre o aporte e o registro da aplicação; por isso, faça a movimentação antes do Natal, para garantir o benefício já na próxima declaração.

Continua após a publicidade

Realize agora o seu aporte em um PGBL e comece 2025 economizando no imposto e investindo no seu futuro financeiro!

Leticia Camargo
(Arquivo pessoal/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.