Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Sessões de doc sobre tenor brasileiro para funcionários do Municipal

Baldin faria 80 anos em 2025 e já teve algumas passagens pelo Municipal carioca

Por lu.lacerda
Atualizado em 30 jul 2025, 14h17 - Publicado em 30 jul 2025, 13h00
dasdfas
Aldo Baldin dando autógrafos para os fãs  (Arquivo Pessoal/Reprodução)
Continua após publicidade

Entra em cartaz nos cinemas a história de um dos mais brilhantes tenores brasileiros (conhecido mais no exterior), “Aldo Baldin – uma vida pela música”, nesta quinta (31/07). Na segunda (04/08), os funcionários do Theatro Municipal vão assistir ao doc em duas sessões, com o diretor Yves Goulart e o produtor Marcelo Nigri, além de Clara Paulino, presidente do teatro.

O longa já recebeu 24 prêmios em festivais no Brasil e no mundo. Em dezembro de 2024, teve sessão no CCBB, com homenagem a um dos envolvidos, o maestro Isaac Karabtchevsky, um dos poucos brasileiros que trabalharam com Aldo e que foi convidado para dar um depoimento no filme. Yves e o tenor têm em comum a cidade natal, Urussanga (SC), com pouco mais de 20 mil habitantes. O cineasta, que mora em Nova York há mais de 20 anos, descobriu Aldo por acaso, ao ver uma capa de vinil na estante de uma amiga, com a foto da igreja de Urussanga. Foi atrás da história e demorou 14 anos em pré-produção para fazer pesquisa, conseguir fotos e entrevistas com artistas e pessoas do segmento para reunir o material inédito.

Baldin, que faria 80 anos em 2025, passou algumas vezes pelo Municipal do Rio. Em 29 de junho de 1969, participou de uma homenagem ao Dia do Papa e cantou Missa para Coro misto e duplo quinteto de sopro, de Stravinsky; em 8 de novembro de 1969, fez o Concerto do Coro do Instituto Israelita e da Orquestra Sinfônica Brasileira; em 9 de setembro de 1972, participou do 5° Concerto da Série Especial, cantando Dom Pedro I: Credo para solistas; e em 24 de agosto de 1974, cantou a 8ª e a 9ª Sinfonias de Beethoven em homenagem à Semana do Exército.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês