Seis meses depois da última aparição, baleia-de-bryde dá as caras de novo
A última vista no estado do Rio foi em agosto passado, na praia Brava, em Búzios


Uma baleia-de-bryde apareceu em Arraial do Cabo (RJ), nesta segunda (24/02), registrada pelo videomaker Marcelo Gah Lima, que enviou a imagem para o projeto de pesquisa “Baleias e Golfinhos do Rio”, que monitora os cetáceos no litoral fluminense.
Geralmente, a espécie mede cerca de 15 metros pesando até 40 toneladas, a única que vive exclusivamente em regiões temperadas e tropicais do planeta e, diferentemente das outras, não faz migrações para regiões polares.
A última vista no estado do Rio foi em agosto passado, enquanto se alimentava próximo à praia Brava, em Búzios, não se sabe ser a mesma.
Elas costumam surgir no fim da temporada das jubartes, que foi até julho, e para monitorá-las, o Brydes do Brasil, rede sobre a espécie, criou uma iniciativa voluntária com uma equipe de pesquisadores interessada em reunir o maior número possível através de fotos — o compartilhamento dos registros é fundamental para o conhecimento e divulgação das avistagens e reavistagens de um mesmo indivíduo em datas e locais diferentes, como publicado aqui, ainda em dezembro.
Se você teve a sorte de ver uma baleia-de-bryde, é só mandar para o @baleiasgolfinhosrj. “Essa troca de informações é fundamental para o monitoramento e a conservação dessas magníficas criaturas, além de enriquecer o conhecimento sobre a biodiversidade marinha da nossa região”, diz o Brydes do Brasil.