“Rir é um espetáculo!”: a exposição que faz pensar sorrindo
O casarão no Largo dos Leões ganhou uma cara de teatro, com cortinas, mesas e cadeiras para o público rabiscar, desenhar e participar

















“Chico Caruso: 40 anos de O Globo”, com 55 desenhos que são aula de história (da brasileira), política, futebol, tragédias nacionais, tudo com aquele traço afiado de Caruso; e a “A educação fora do lugar”, com 36 trabalhos inéditos de 28 artistas de várias regiões do Brasil, com reflexões e até desconforto, daqueles bons, sobre como anda a educação no país. Ambas as mostras formam a exposição “Rir é um espetáculo!”, inaugurada nessa terça (16/09), no Instituto Pró-Saber, no Humaitá. É sugerido o humor como matéria de escola — mas daquelas aulas que a gente não quer que acabe.
De um lado, há a seção “Galeria dos presidentes”, com uma charge para cada governo nos últimos 40 anos, de Tancredo Neves e José Sarney, passando por Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, até Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Qual deles foi o pior momento pra você?
“O que faz a caricatura é a evidência do caricaturado. Então, todos eles serviram bem à caricatura … Cada um é um prato cheio, além de todos os eventos que aconteceram nesse período”, disse Chico, em conversa com o poeta Geraldo Carneiro. Teve, ainda, homenagem a Jaguar (1932-2025), com uma sala dedicada a ele. Ziraldo e Claudius são os “decanos” da exposição, usando o desenho de humor para a transmissão de conhecimento para as crianças.
O casarão no Largo dos Leões ganhou uma cara de teatro, com cortinas, mesas e cadeiras para o público rabiscar, desenhar e participar, além de um clima relaxado de roda de conversa, em cenografia de Susana Lacevitz, com curadoria do jornalista Ricky Goodwin, especialista em desenho de humor.