Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Alerj: Rio é o 1º estado a permitir spray de pimenta para mulheres

Mas, quem quiser “sprayar o infeliz” é só comprar em sites de venda sem muita burocracia

Por Daniela
Atualizado em 26 nov 2025, 21h00 - Publicado em 26 nov 2025, 12h16
ada
 (./Reprodução)
Continua após publicidade

O governador Claudio Castro sancionou nesta quarta (26/11) a lei que libera o uso de sprays de extratos vegetais — tipo spray de pimenta — como instrumento de defesa pessoal para mulheres. Isso faz do Rio o primeiro estado do país a ter regras próprias para esse tipo de proteção.

A norma define que o spray precisa ter concentração de até 20%, embalagem de até 70 gramas, e venda restrita a farmácias. Cada mulher poderá comprar até duas unidades por mês.

Antes dessa lei, quem quisesse “sprayar o infeliz” era só comprar em sites de venda. Só dar um Google pra ver as ofertas com entrega facilitada e pouca exigência legal.

A justificativa oficial do projeto (dos deputados Sarah Pôncio e Rodrigo Amorim) é dar às mulheres um meio não letal e legítimo de reagir em situações de risco, para evitar assédios, agressões e — no pior dos cenários — algo ainda mais grave.

E a lei ainda prevê distribuição gratuita do spray para mulheres com medida protetiva judicial. A norma é aprovada um dia depois do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11), como resposta ao aumento dos casos de feminicídio no país, reacendendo o debate sobre segurança, legislação e responsabilidade do Estado. No Amazonas, uma lei que autoriza o porte de armas de eletrochoque com até 10 joules entra em vigor no dia 14 de dezembro. Um ponto é certo: o Brasil segue entre os países que mais matam mulheres.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 28,90/mês