Rio Antigo: Rafael Bokor visita o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo
Por mais de 30 anos, o imóvel foi do produtor Guilherme Araújo (1936-2007), que trabalhou com Caetano, Gal e Maria Bethânia



Por mais de 30 anos, esse imóvel, na Rua Redentor, 157, em Ipanema, pertenceu ao produtor musical Guilherme Araújo (1936-2007), que trabalhou com grandes músicos, entre eles, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Guilherme foi fundamental para a criação da Tropicália, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira em 1967 e 1968. O produtor foi também um dos reis da noite carioca — fez festas memoráveis nessa casa. Em 2001, Guilherme doou o imóvel para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio (Funarj). Seu desejo era que a residência abrigasse um centro cultural e um gabinete de leitura.




No dia 15 de setembro de 2015, o sonho tornou-se realidade — o espaço, que recebeu as festas mais disputadas de Ipanema nos anos de 1980, foi reinaugurado como Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Em seu interior, estão expostos móveis art déco, luminárias, objetos pessoais e livros que pertenceram a Guilherme. Pelas paredes da década de 1940, estão fotos da amiga e fotógrafa Thereza Eugenia, que o acompanhou por mais de três décadas.




Escolhi o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo para fazer o lançamento do livro “Rio-Casas & Prédios Antigos”, Volume I, realizado em 15 de dezembro de 2015. No dia 20 de março, aconteceu o vernissage da exposição “Professores”. O Gabinete e essa nova exposição podem ser visitados de segunda a sexta, das 11h às 18h.
