Rafael Bokor: Sobrado rosa no Catete está à espera de um dono
Sua fachada foi pintada de rosa e as janelas, de roxo, há poucos anos; antes, era amarela com janelas marrons

A Belle Époque carioca surgiu no final do século XIX e foi até o início do século XX. Nesse período, aconteceu uma mudança cultural, social e urbana no Rio de Janeiro, marcada pela influência da cultura europeia, especialmente da França, com a modernização da cidade, a valorização das artes, da moda e da arquitetura. Inúmeros sobrados belíssimos começaram a ser erguidos. Esse, localizado na Rua do Catete, número 86, no Catete, foi um deles.


Com quase um século de história, essa construção tem quatro andares, quatro banheiros e quase 400 m2 de área. Sua fachada foi pintada de rosa e as janelas, de roxo, há poucos anos; antes, era amarela com janelas marrons. Os detalhes arquitetônicos da fachada são lindos e intrigantes ao mesmo tempo. No coroamento da construção, existe uma espécie de pergaminho em branco, acompanhado de galhos e folhas de café. Logo abaixo, um único rosto feminino (possivelmente da Deusa Minerva) aparece projetado para fora. No 3º andar, foi construída uma varanda em formato de concha, também projetada para fora. Balaústres formam a sacada do 2º andar, cercada por outras duas janelas originais.




No térreo, foi colocado recentemente um portão eletrônico e, no interior, inseridas uma estrutura, escadas em ferro e uma claraboia no último andar. Anteriormente, o casarão abrigou uma loja de móveis e um consultório dentário especializado em próteses. O imóvel hoje é comercial, mas pode voltar a ter uso misto. Na ampla calçada da frente, é permitido colocar mesas ou alguma estrutura, num espaço de 40 m2.





Essa linda e bem cuidada construção do Catete está à venda por R$ 2.200.000. Interessados podem procurar Juliana Malafaia @julianamalafaia ou 21 99856 7837.
