Rafael Bokor: pressão popular evita demolição de sobrado centenário
Depois de manifestações contrárias à demolição, casarão foi tombado

O sobrado da década de 1920 na Rua Dois de Dezembro, 119, entre Flamengo e Catete, correu o risco de ser demolido.

No passado foi um imóvel residencial e desde 2003, funciona na parte de cima do sobrado a Clínica MOTE – Serviços Psicológicos Especializados, com quatro médicos psiquiatras, sete psicólogos e profissionais que trabalham na administração do imóvel. A casa tem 233 m² de área total no segundo andar e 69 m² na parte inferior com a escada. Possui um salão, uma recepção, sete consultórios, uma área administrativa, dois banheiros e duas cozinhas. Todos os ambientes restaurados e reformados pela clínica que realiza cerca de mil atendimentos/consultas por mês. No térreo do sobrado também funciona o Hostel “LA VIE”.


A clínica e o hostel receberam uma notificação extrajudicial informando a intenção da proprietária do sobrado em realizar a permuta dos dois imóveis com uma incorporadora, com o propósito de demolição e posterior construção de um edifício. O advogado da proprietária solicitou que a Clínica MOTE deixe o imóvel depois de mais de 20 anos de locação e de duas décadas conservando e realizando benfeitorias no imóvel. Além disso, o atual contrato de locação vence somente em 31/12/2027.


A melhoria mais visível feita pela Clínica no sobrado foi a construção de um outro telhado, de estrutura e cobertura metálicas, por cima do antigo telhado, com um novo sistema de drenagem criando uma proteção para a fachada e uma solução para os problemas de infiltração.



Até abril de 2024 esse sobrado centenário não era tombado pelo patrimônio e corria o risco de ser demolido. Incorporadoras estavam interessadas em derrubá-lo junto com a construção vizinha. A partir da postagem realizada no Rio-Casas & Prédios Antigos nas redes sociais e das centenas de manifestações contrárias à demolição nos comentários, o seu tombamento foi solicitado pelo vereador Flávio Valle. Tudo indica que o sobrado será preservado e que irá embelezar a Rua Dois de Dezembro por muitas décadas. Essa é uma prova de que a união faz a força quando se trata de preservar um patrimônio arquitetônico antigo.
