Rafael Bokor: Palácio Tiradentes, no Centro, completa 99 anos
Em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio, tornou-se sede da Alerj

O Palácio Tiradentes, uma das joias mais valiosas da arquitetura eclética do Rio de Janeiro, completou 99 anos no dia 6 de maio. Ele fica na Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, no Centro, projetado pela dupla Archimedes Memória e Francisque Couchet. Sua construção foi feita pelo escritório técnico de Heitor de Mello.




O palácio ocupa o terreno que abrigou, por muitos anos, a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante cinco dias, antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792. Após a demolição da Cadeia Velha, o edifício histórico foi construído e inaugurado em 1926. Em homenagem ao Mártir da Independência, o prédio foi batizado com esse nome, e sua entrada foi ornamentada com uma grande estátua do alferes. Desde a década de 1920, é palco de importantes momentos da História, funcionando como Parlamento do Brasil até 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília.






Em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, tornou-se sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o edifício é a sede histórica da Alerj, sendo palco da atividade legislativa e polo cultural para a população. No último dia 6 de maio, o Palácio Tiradentes celebrou 99 anos com seis sessões de visitas teatrais gratuitas.





Durante a semana, os guias do palácio recebem os visitantes em diferentes horários. Aproveite essa oportunidade rara de conhecer o interior de um dos palácios mais interessantes do Rio de Janeiro.
