Rafael Bokor: Palácio Capanema completa 80 anos com visitas guiadas
Para visitar é preciso agendar a visita guiada e gratuita pelo site do Ministério da Cultura ou pelo Sympla






Um dos edifícios em estilo moderno mais emblemáticos do Rio, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, completou 80 anos de inauguração no último dia 3 de outubro.





Reaberto em maio de 2025, depois de dez anos fechado, o espaço recebeu um investimento total de R$ 84,3 milhões, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Projetado em 1936, foi erguido entre 1937 e 1945, na Rua da Imprensa, número 16. O prédio de 16 andares, tombado pelo Iphan, foi originalmente sede do então Ministério da Educação e Saúde Pública.





Considerado um ícone da arquitetura modernista mundial, o projeto foi concebido por Lúcio Costa, com participação de Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcelos, além da consultoria de Le Corbusier. Os jardins são de Roberto Burle Marx, e as pinturas e azulejos, de Cândido Portinari.
Depois de entrar e subir uma linda escadaria em mármore italiano amarelo, o visitante se depara, no mezanino, com a escultura “Moça Reclinada”, obra de 1940, do artista Celso Antônio, feita em granito. Na parte externa, é possível admirar o “Monumento à Juventude Brasileira”, de Bruno Giorgi, que representa um casal em mármore.





As pedras das pilastras vieram do Morro da Viúva, no Flamengo. Os brises originais da fachada eram de amianto e foram se deteriorando com o tempo; novas placas estão sendo testadas e devem ser instaladas em breve.
Para visitar o Palácio Gustavo Capanema, é preciso agendar a visita guiada e gratuita pelo site do Ministério da Cultura ou pelo Sympla. As visitas são conduzidas por estudantes de arquitetura da UFRJ e acontecem às quintas e sextas-feiras, em diferentes horários.
Realizei essa visita — e gostei muito.
