Rafael Bokor: moradores de prédio do Leblon pedem tombamento definitivo
O prédio foi erguido no estilo que remete ao neocolonial brasileiro
Moradores de um dos prédios antigos e mais interessantes do Leblon querem o tombamento definitivo para que sua arquitetura não seja modificada. Uma das construções mais charmosas, o prédio nº 6 da Praça Almirante Belfort Vieira foi construído em 1944 por Souto de Oliveira & Cia. Ltda., num largo no cruzamento da Avenida General San Martin com a Rua Almirante Pereira Guimarães.
O prédio foi erguido no estilo que remete ao neocolonial brasileiro. Foi implantado acompanhando a curvatura frontal que delimita o terreno, tendo, no ponto central dessa curva, um eixo de simetria para o desenho da sua fachada e jardim, ou seja, sua planta se assemelha à fase crescente da lua. Antigos moradores e frequentadores do Leblon dizem que outros três prédios no mesmo estilo seriam construídos nas outras três pontas da praça, para formar um conjunto harmônico conjunto — ideia que nunca se concretizou.
O edifício nº 6 possui três andares e 11 apartamentos de dois e três quartos. Variam de 75 a 110 m2, todos com vaga na garagem. Internamente é dividido em dois blocos, com entradas independentes, por duas portas de madeira protegidas por toldos verdes. Ambos os blocos possuem escada social e escada de serviço, mas só um conta com elevador. Cada apartamento possui um quartinho na garagem para móveis e objetos.
Essa linda construção é tombada provisoriamente, mas os moradores, com apoio do síndico, estão solicitando o tombamento definitivo para que ela não seja modificada ou desapareça do Leblon.
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara





