Rafael Bokor: Edifício Touring reabre como complexo gastronômico
O projeto foi do mesmo arquiteto que assina ícones como Copacabana Palace, o Hotel Glória, o Palácio Laranjeiras e o Edifício A Noite
Nesse fim de semana aconteceu a abertura para convidados do Complexo Gastronômico do Edifício Touring, na Praça Mauá, no Centro do Rio. O Edifício Touring Club do Brasil foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inaugurado na década de 1920. O mesmo arquiteto assina ícones da cidade como o Copacabana Palace, o Hotel Glória, o Palácio Laranjeiras e o Edifício A Noite.
Por décadas, o Touring foi o primeiro prédio visitado por quem desembarcava no Rio pelo porto, funcionando como uma verdadeira porta de entrada da cidade.
Entre os grandes destaques dessa construção centenária estão os lustres de cristal originais, o relógio externo e o vitral da escadaria, adornado com palmeiras e flores assinadas por Formenti. Com cerca de nove mil m² e capacidade para mais de três mil pessoas, o Touring vai abrigar filiais do Boteco Belmonte, do japonês Azumi e do italiano Il Piccolo, além do estreante Acervo Bar, no terraço.
Aos fins de semana e feriados, será servido café da manhã na entrada do prédio, com produtos da tradicional Padaria Ipanema.
É uma alegria ver que uma construção tão importante para a arquitetura e a história da cidade volta a ser ocupada e aberta tanto para moradores quanto para turistas.





