Rafael Bokor: Edifício Lido, em Copacabana, e sua bela arquitetura
Lido, na Itália, é uma ilha na Lagoa de Veneza, que possui uma longa faixa de praia e é um destino popular para banhos de mar



Na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Belfort Roxo, em Copacabana, foi erguido o Edifício Lido, na década de 1930, uma construção eclética com 8 andares e 14 unidades.




O nome do prédio é uma homenagem à praça do Lido, bem em frente. No início da década de 1920 foi construído na praça o balneário-restaurante Lido, pelas festas do Centenário da Independência. Em 1928, o prefeito Prado Júnior construiu no lugar do restaurante Lido um pavilhão normando que de 1928 a 1960 foi um dos pontos mais concorridos do bairro. Lido, na Itália, refere-se a uma ilha na Lagoa de Veneza, conhecida como Lido di Venezia, que possui uma longa faixa de praia e é um destino popular para banhos de mar.



Os admiradores da arquitetura antiga chamam essa parte de Copacabana de Polo Lido em razão da relevância de suas construções erguidas entre as décadas de 1920 a 1940. O Edifício Lido, com entrada no número 129 da Rua Belfort Roxo, é um dos mais interessantes dessa lista. Sua rica fachada foi restaurada há poucos meses e formam com o portão original em ferro um túnel do tempo arquitetônico. O hall de entrada e os elevadores com portas pantográficas também preservam a originalidade. Provavelmente as lojas do térreo eram apartamentos no passado. O prédio não conta com garagem.




Uma unidade no quinto andar, com 132 m2 foi vendida, em julho de 2025, por R$ 940.000 pela nossa corretora parceira Juliana Malafaia.
