Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Que cartão-postal é esse, pessoal? Veja vídeo!

Cariocas e turistas parecem nem ligar para o lixo ao lado

Por lu.lacerda
Atualizado em 6 jan 2025, 13h33 - Publicado em 6 jan 2025, 13h00
Praia de Ipanema no fim de domingo (05/01)
Praia de Ipanema no fim de domingo (05/01)  (Aliny Fabricia Araújo/Reprodução)
Continua após publicidade

Que tal essa cena na altura do Posto 8, fim de tarde (a Comlurb faz a limpeza à noite e pela madrugada) desse domingo (05/01), primeiro fim de semana pós-réveillon, com a areia coberta de lixo?

A foto é de Aliny Fabricia Araújo, profissional de marketing e moradora de Ipanema: “Famílias, grupos de amigos, turistas, moradores, todos convivendo com a sujeira como se fosse parte natural do ambiente. Em que momento o lixo deixou de incomodar? Quando começamos a aceitar viver no meio da sujeira sem questionar? Ipanema, um dos símbolos da beleza natural brasileira, está se tornando um retrato triste de descaso e falta de consciência coletiva”, diz ela.

Foi um dia de praias lotadas, com o, digamos, rescaldo, de turistas que permanecem no Rio.

O biólogo Mario Moscatelli nota esse comportamento há muitos anos: “Praias tomadas pelo lixo são velhos problemas culturais/comportamentais. Criticamos muito nossas instituições públicas, seus privilégios etc. e tal, mas, convenhamos, a sociedade também não é nenhum bom exemplo em termos de um mínimo de cuidado. O mínimo era levar o lixo de volta de onde ele veio ou dispô-lo em local adequado, longe da praia ou do mar. Felizmente temos a ação eficiente da Comlurb, que rapidamente remove milhares de toneladas de resíduos das praias transformadas em lixões”, diz ele.

A Comlurb removeu 522 toneladas de resíduos em todas as praias da cidade nesse fim de semana, sendo 272 t no sábado, e 250 t no domingo. Leblon e Ipanema foram 64 toneladas.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.