PUC em festa com a posse de Paulo Henriques na ABL
"A simplicidade do poeta e professor de tradução conquistou a todos", disse Pe. Anderson


O padre Anderson Pedroso, reitor da PUC-RJ, comemorou a posse do poeta Paulo Henriques Britto na ABL, nesse fim de semana. Paulo é professor da universidade carioca, além de tradutor (mais de 120 autores de língua inglesa) e tem 14 livros livros publicados, sendo 8 de poesia. “Ele foi aluno do curso de Letras e é nosso professor. Uma noite comovente: a simplicidade do poeta e professor de tradução conquistou a todos”, disse Pe. Anderson.
No discurso, Paulo falou da emoção de estar em uma instituição centenária, lembrou a antecessora (Heloísa Teixeira) e ressaltou valores, como a tradição literária, a modéstia, a relevância da tradução e da poesia. Antes de Heloísa, a cadeira pertenceu a Candido Mendes, morto em 2022 — a viúva do imortal, a médica Margareth Dalcolmo, fez a doação do fardão do marido para Paulo. Os dois eram amigos; o figurino precisou apenas de pouquíssimos ajustes.
Os imortais que estudaram ou são professores na PUC-RJ propuseram uma foto de todos juntos. “Eles são filhos da universidade. Miriam Leitão, embora não tendo estudado lá, é considerada filha adotiva, pois escreveu sobre a PUC (‘Plano Real’) e mora ao lado, na Gávea, estando sempre presente na interação com alunos e nos eventos”, diz Pedroso, doutor em História da Arte Contemporânea e Estética Filosófica pela Universidade Sorbonne, de Paris.