Projeto Cavalos-Marinhos RJ lança doc sobre a preservação da espécie
Com apoio da Petrobras, o filme tem direção de Dedina Bernardelli e Natalie Freret, ambas biólogas do projeto
















Dia de sala cheia no Estação Net Gávea, na terça (29/04), para a estreia do documentário “A Sinfonia dos Cavalos-Marinhos”, uma produção do Projeto Cavalos-Marinhos, com a Petrobras, sob direção de Dedina Bernardelli (além de atriz e diretora, tornou-se uma bióloga apaixonada) e Natalie Freret (também bióloga), sobre a espécie e a luta pela sua conservação. A equipe estava toda uniformizada celebrando mais essa etapa: eram pesquisadores, pescadores, educadores e comunidades inteiras por uma intenção comum: conservar a vida marinha.
São 22 anos com pesquisas de análise genética e comportamental, monitoramento dessa espécie em todo o estado do Rio e projetos de educação ambiental com as comunidades.
Eles destacam que o papa Francisco deixou uma herança de amor pela Terra e pelos oceanos, com um apelo urgente para as pessoas cuidarem do que é delas: “Em sua Carta Encíclica Laudato Si’, ele nos lembrou que os oceanos não são depósitos de resíduos, mas berços da vida. O mar é sagrado — e a vida que pulsa nele também”.
E eles têm uma característica que dá muita inveja nos seres humanos da espécie feminina: são os machos que engravidam! Podem nascer mais de 1.000 em uma só ninhada, dependendo da espécie.
Os profissionais da causa fazem monitoramentos na Ilha Grande, Sepetiba, Baía de Guanabara, Lagoa de Araruama, Arraial do Cabo e Búzios. O projeto também alerta que eles estão ameaçados de extinção e correm o risco de desparecer da costa brasileira, principalmente pelo mercado de aquários para a venda desses animais vivos ou secos, o que é crime ambiental — é proibida captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo e comercialização. Denuncie no 0800 61 8080 ou linhaverde.sede@ibama.gov.br.