Preta Gil e Wanda Chase: homenagem na Lavagem de Madeleine
Ano passado foram mais de 60 mil pessoas acompanhando o cortejo pelas ruas de Paris
O Olodum chega a Paris neste domingo (14/09), com a 24ª edição da Lavagem de Madeleine e mais 700 artistas, no maior evento da cultura afro-brasileira na Europa, com homenagens à cantora carioca Preta Gil (1974-2025), a primeira madrinha da Lavagem; e à jornalista baiana Wanda Chase (1950-2025).
“Cada uma, em sua arte e em sua força, iluminaram caminhos, inspiraram gerações e fortaleceram a presença da cultura brasileira no mundo. Esta homenagem é um agradecimento pelo que elas fizeram e representam para nossa história e nossa memória”, diz Robertinho.
O encontro é na Place de la République para acompanhar o cortejo até a Igreja de Madeleine, percorrendo 4 km, sob as batucadas e maracatus, pela ginga da capoeira e pela energia do trio elétrico. No caminho, as baianas vestidas de branco, acompanhadas de um Babalorixá representante das religiões de matriz africana, conduzem a multidão em um cortejo de fé, tradição e resistência, que afirma a luta contra a intolerância e celebra a paz.
Chegando à Igreja de Madeleine, acontece a cerimônia simbólica de lavagem das escadarias, com padre e pai de santo, que conduzem orações em francês e português, seguidas de cânticos do candomblé.
Palco do Réveillon do Copacabana Palace já tem programação definida
“O Rio do meu coração”, por Narcisa Tamborindeguy
Sete perguntas para la Peña: “É possível usar o humor como denúncia”
Sem tabus: Flávia Alessandra e Angélica dividem relatos sobre a menopausa
Por que jantar para Príncipe William tem menu plant-based





