Presidente OAB-RJ: homenagem como “Rainha dos Direitos da Diversidade”
Ana Tereza Basílio também foi convidada para desfilar pelo bloco no carnaval de 2026

Ana Tereza Basílio, presidente da OAB-RJ, foi homenageada com o título de “Rainha dos Direitos da Diversidade” – ganhou até uma faixa de “miss” -, nessa segunda (17/03), pelo bloco Sai, Hétero, e convidada para desfilar no carnaval de 2026.
Este ano, um dos maiores blocos LGBT+ saiu no Centro, na Quarta-feira de Cinzas, tendo a cantora Pocah como atração principal. Foi criado em 2018, como uma brincadeira, em resposta à pauta da “Cura gay”; daí, o meme virou real e foi muito bem aceito.
Nélio Georgini, diretor da defesa de Diversidade da OAB, também recebeu a faixa de “Padrinho do Maior Carnaval LGBT+”, entregue por Victor Ribeiro, representante da diretoria do bloco.
“A homenagem à Ana Tereza carrega um significado histórico por ser ela a primeira mulher eleita presidente da OAB-RJ em 94 anos. Além disso, sua gestão se destaca pelo forte compromisso com a diversidade, tendo o apoio de Georgini, para a criação da diretoria de Diversidade da Seccional”, diz Ribeiro.
Ainda participaram Cláudio Nascimento, presidente do grupo Arco-Íris, Ernane Alexandre, superintendente de Política LGBT da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e Rafael Gomes, assessor da diretoria de Diversidade da Seccional.