Prêmio para Izabella Teixeira: presença forte no G20
Ex-ministra do Meio Ambiente vai ser a homenageada com o Prêmio Personalidade do Ano França-Brasil
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016), vai ser a homenageada com o Prêmio Personalidade do Ano França-Brasil, da Câmara de Comércio França-Brasil, no Fairmont, em Copacabana, dia 26 de novembro, para 350 convidados. Ela é uma participante ativa do G20, de 14 a 20 de novembro, no Rio – Izabella é considerada a melhor negociadora com setores mais hostis ao ambientalismo, como o agronegócio – foi na sua gestão, por exemplo, que o Código Florestal foi aprovado pelo Congresso em 2012. Com ou sem governo, sempre foi presença nas principais mesas globais do clima. Sua presença forte no G20 é a vontade de muitos ambientalistas posta em ação.
Em recente entrevista à coluna, disse sobre o G20: “Essa não é uma agenda exclusivamente de cientistas e ambientalistas, essa é uma agenda que tem outros adultos na sala e esses adultos hoje lidam com a questão financeira, com a questão geopolítica, de economia política e dos interesses nacionais. O tema climático dá uma nova abrangência à cooperação internacional, não mais somente limitada aos estados, aos governos, mas com forte engajamento em responsabilidade do setor privado, com forte engajamento da sociedade. Se os cariocas não cuidarem da sua cidade vai ser muito difícil que os outros queiram cuidar. É inteligente pensar o espaço urbano, enfrentar as desigualdades sociais, as desigualdades tecnológicas e conservar e usar melhor os ativos ambientais que o Estado e que a cidade tem”.
O prêmio reconhece as contribuições de franceses e brasileiros para as relações bilaterais. Os últimos dois premiados foram Jean-Pierre Clamadieu, presidente do Conselho de Administração da ENGIE, em 2023, e Paulo Cezar Lima (Caju), ex-jogador de futebol, em 2022.
“A agenda França-Brasil é extremamente rica e dinâmica nas áreas econômica, cultural, científica, social ou ambiental. Na sustentabilidade, os dois países compartilham visões semelhantes e a ex-ministra simboliza essa agenda que é fundamental para o planeta”, diz Patrick Sabatier, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio.